AS 11 MELHORES FRUTAS PARA DIABÉTICOS

frutas para diabéticos

Limões (e limas) | Framboesas | Morangos | Amora silvestre | Kiwis | Toranja | Abacate | Melancia | Melão | Laranjas | Pêssegos | Visão geral

Observar sua ingestão de açúcar é uma boa ideia, mas controlar o seu lado doce pode ser um feito incrivelmente difícil para alguns.

 

Talvez você já tenha cortado açúcares processados, mas não tenha percebido quanto açúcar está contido nas frutas. Ou talvez você viva com diabetes e queira saber quais frutas terão o menor impacto sobre o açúcar no sangue.

 

Embora a fruta também contenha muitos outros nutrientes saudáveis, algumas variedades são mais ricas em açúcar do que outras. Saiba quais frutas são mais baixas em teor de açúcar para que você possa satisfazer seu gosto por doces sem exagerar no açúcar.

 

1. Limões (e limas)

Com alto teor de vitamina C, os limões e suas contrapartes limas são frutas bastante amargas. Eles não contêm muito açúcar (apenas um grama ou dois por limão ou lima) e são o complemento perfeito para um copo de água para ajudar a reduzir o apetite.

 

2. Framboesas são uma das melhores frutas para diabéticos

Com apenas cinco gramas – um pouco mais do que uma colher de chá – de açúcar por xícara e muita fibra para ajudar a satisfazê-lo, as framboesas são uma das muitas frutas surpreendentes para fazer parte desta lista.

 

3. Morangos

Morangos são surpreendentemente baixos em açúcar, considerando que eles têm um gosto tão doce e delicioso. Uma xícara de morangos crus tem cerca de sete gramas de açúcar, juntamente com mais de 100 por cento da ingestão diária recomendada de vitamina C.

 

4. Amoras

Amoras também só tem sete gramas de açúcar por xícara. Você não precisa se sentir culpado por comer essas bagas de cores escuras. Como bônus, eles também são ricos em antioxidantes e fibras.

 

 

5. Kiwis são uma das melhores frutas para diabéticos

Essas frutas estranhas de carne verde são tecnicamente consideradas uma fruta também. Kiwis são ricos em vitamina C e pobres em açúcar – com apenas seis gramas por kiwi. Você pode encontrar kiwis durante todo o ano na mercearia.

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6. Toranja ou Grapefruit

Outra fruta cítrica para fazer a lista é a toranja. Embora as toranjas certamente não sejam tão doces quanto uma uva, elas produzem um ótimo café da manhã com apenas nove gramas de açúcar na metade de uma grapefruit de tamanho médio.

 

7. Abacate é uma das melhores frutas para diabéticos

Embora não seja exatamente a primeira coisa que vem à mente quando se pensa em frutas, os abacates são, de fato, frutos e, naturalmente, pobres em açúcar. Um abacate cru inteiro tem apenas cerca de um grama de açúcar. O que os abacates têm são gorduras saudáveis, o que ajudará a  mantê-lo saciado.

 

8. Melancia

As melancias são as frutas icônicas do verão. Eles podem parecer um deleite, mas eles são baixos em açúcar. Um copo inteiro de melancia picada tem menos de 10 gramas de açúcar. Um bônus de comer melancia é também uma ótima fonte de ferro.

 

9. Melão

Os melões devem sua cor laranja a um alto teor de vitamina A. Uma xícara deste delicioso melão contém menos de 13 gramas de açúcar. Isso pode ser um pouco maior do que outras frutas, mas tenha em mente que uma lata de refrigerante de 12 onças tem quase 40 gramas de açúcar, e muito pouco valor nutricional.

 

10. Laranjas são uma das melhores frutas para diabéticos

Laranjas são outra ótima maneira de desfrutar de um lanche doce sem todas as calorias e açúcar, além de aumentar a sua ingestão de vitamina C. Uma laranja típica tem cerca de 12 gramas de açúcar por fruta e menos de 70 calorias.

 

11. Pêssegos

Os pêssegos podem ser incrivelmente doces, mas com menos de 13 gramas de açúcar em uma fruta de tamanho médio, eles ainda podem ser considerados baixos em açúcar para uma fruta.

 

Visão geral

Estes 11 frutos com baixo teor de açúcar contêm entre um e 13 gramas de açúcar, mas lembre-se que o tamanho da dose faz toda a diferença.

 

Uma porção de melancia é apenas uma xícara, então se você consumir três ou quatro xícaras de melancia pode facilmente colocá-la em algum lugar perto de uma lata de refrigerante açucarado em termos de açúcar.

 

Naturalmente, todas as frutas contêm muito mais vitaminas, minerais e fibras em comparação com lanches processados ​​açucarados. Os alimentos com alto teor de fibra diminuem a digestão, o que significa que o açúcar no sangue não aumenta tão rapidamente depois de comer fruta. Tal como acontece com a maioria das coisas na vida, a moderação é fundamental.

 

Para adotar uma alimentação saudável e adequada, formulada por uma nutricionista especializada, recomendamos o livro digital Como Fazer a Dieta Low Carb, que traz um passo a passo, de forma prática e objetiva, os ensinamentos para adoção de uma dieta baixa em carboidratos. A dieta low carb foi aprovada pela Associação Americana de Diabetes como eficaz para o tratamento de diabéticos. Para saber mais, clique aqui.

 

Para saber qual a melhor forma de consumir frutas: inteiras ou sucos, veja este artigo da Sociedade Brasileira de Diabetes: Fruta inteira ou suco, o que é melhor?

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