DIABETES E CAFÉ DA MANHÃ: 7 SUGESTÕES SAUDÁVEIS

diabetes e café da manhã: sugestões

Diabetes e café da manhã | Conheça os seus números | Ovos | Aveia | Bolinhos integrais |Iogurte | Omeletes | Torradas | Requeijão | Visão geral | Recomendações

Diabetes e café da manhã

Começar o dia com um café da manhã saudável pode beneficiar qualquer pessoa, mas este hábito saudável é especialmente importante para pessoas com diabetes. Há ainda evidências que sugerem que a ingestão de um café da manhã saudável pode ajudar a perda de peso, o que pode melhorar positivamente o controle de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina.

 

Alguns estudos descobriram que os consumidores habituais de café da manhã são mais magros, têm dietas com maior qualidade nutricional e têm menos resistência à insulina.

 

Não tomar café da manhã pode estar associado a um aumento significativo do risco de diabetes tipo 2. O consumo regular de café da  manhã pode ser usado como uma tática de prevenção.

 

Diabetes e café da manhã: conheça os seus números

Todos os diabéticos devem saber a quantidade de carboidratos que devem comer em todas as refeições. Por ser tão individualizada, converse com seu médico se você ainda não conhece seus números. Seu médico ou nutricionista podem fornecer orientação. Esses objetivos podem ser expressos como gramas de carboidratos por refeição.

 

Conhecer seus números é importante ao planejar suas refeições. Às vezes as pessoas com diabetes tipo 2 são mais resistentes à insulina na parte da manhã do que em outros momentos do dia, mas isso pode variar bastante. As metas de ingestão de carboidratos são individualizadas com base nas preferências, controle de açúcar no sangue, metas de açúcar no sangue, medicamentos e muito mais.

 

Uma vez que você sabe seus números, estoque sua cozinha com itens saudáveis de café da manhã. Embora o café da manhã seja importante, pode ser difícil escolher uma opção saudável quando você está com pouco tempo. Manter a sua cozinha abastecida com alimentos saudáveis ​​pode ajudá-lo a evitar comer impulsivamente.

 

Para conhecer o número de carboidratos por porção de alimento, veja este https://diabetes.org.br/wp-content/uploads/2021/05/manual-de-contagem-de-carbo.pdf.

 

Diabetes e café da manhã: ovos

Os ovos cozidos são uma excelente opção quando se está com pressa. Para poupar tempo de manhã, faça um lote no início da semana. Tudo o que você terá que fazer de manhã é pegar um a caminho da porta.

 

Embora as pessoas com diabetes apresentem um risco mais elevado de doença cardíaca, uma pesquisa mostrou que comer seis ou menos ovos por semana não afeta significativamente o colesterol. Comprar ovos orgânicos ricos em ômega-3 é ainda melhor.

 

Diabetes e café da manhã: farinha de aveia ou aveia crua

Farinha de aveia sem açúcar é outro ótimo café da manhã. Não só é rápido e fácil de fazer, mas estudos sugerem também que pode ajudar a diminuir a resistência à insulina em alguns indivíduos. Adicione nozes ou sementes, uma colher de iogurte grego simples para incorporar alguns grupos de alimentos adicionais. Essas coberturas também aumentam a fibra e a proteína, o que ajuda a proporcionar um aumento mais sutil do açúcar no sangue ao invés de um pico de açúcar.

 

Para facilitar a preparação, use uma panela de arroz para fazer o suficiente por vários dias e, em seguida, coloque em recipientes individuais.

 

Aveia crua, como muesli, é outra ótima opção para o café da manhã. Ela tem um benefício adicional, contém amido resistente, então menos carboidrato entra na corrente sanguínea. Além disso, o amido resistente é bom para o intestino, para a flora intestinal e diminui a resistência à insulina .

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 passos para controlar a diabetes

Bolinhos integrais

Um bolinho integral é outra opção rápida. Pode ter como uma cobertura com uma colher de sopa de um dos seguintes:

  • manteiga sem gordura
  • abacate
  • ricota com baixo teor de gordura

Você pode comprar bolinhos extras e guardá-los no freezer. Em seguida, basta descongelar um e aquecê-lo.

 

Diabetes e café da manhã: iogurte grego

O iogurte grego sem açúcar, com baixo teor de gordura ou sem gordura, misturado com frutas é outra boa maneira de começar a manhã. Iogurte grego tem mais proteína e menos carboidratos do que o iogurte tradicional. É uma ótima opção para pessoas com diabetes.

 

Considere comprar iogurtes pequenos para ajudar a controlar suas porções. Se os produtos frescos não forem práticos para o seu estilo de vida, armazene seu freezer com frutas congeladas. Só não se esqueça de escolher produtos sem adição de açúcar e pule o suco de frutas.

 

Omeletes

Uma omelete é uma ótima opção para o café da manhã. Um ovo grande contém pelo menos 6 gramas de fonte confiável de proteína. Ao construir sua omelete, pule o bacon, a salsicha e o queijo. Em vez disso, adicione seus vegetais favoritos.

 

Diabetes e café da manhã: torradas

Se você estiver com vontade de fazer torradas enquanto estiver no café da manhã, use pão integral. Lembre-se de observar o tamanho e as coberturas das porções. Cubra sua torrada  com uma colher de sopa de manteiga sem gordura ou geleia de frutas sem açúcar.

 

Requeijão

O requeijão é outra ótima opção para o café da manhã. Tal como acontece com o iogurte, você pode adicionar frutas ou nozes para criar uma refeição mais equilibrada.

 

Visão geral

Não importa o que você esteja comendo, é importante medir sua glicemia antes de comer e duas horas depois para aprender os efeitos de qualquer alimento ou refeição. Se em jejum o açúcar no sangue for alto,  pode ser devido a uma variedade de outros fatores, como má qualidade do sono, estresse ou medicação inadequada.

 

Um açúcar elevado no sangue de manhã não significa que você deve pular o café da manhã, no entanto. Existem muitas maneiras deliciosas de preparar um café da manhã saudável que ajudará você a administrar o açúcar no sangue. Se um determinado alimento não funcionar para você, divirta-se explorando outras opções.

 

Recomendações

Para outras opções de refeições, café da manhã, almoço e jantar, indicados para diabéticos visite Produtos Recomendados neste site. Para saber mais, clique aqui

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 passos para controlar a diabetes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *