DIABETES E CARNES: INFORMAÇÃO IMPORTANTE

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Diabetes e carnes | O que é | Fatos | Causa câncer | Ligação entre carnes e diabetes | Opções muito magras | Opções magras | Opções médias | Opções com muita gordura | Recomendações | Fontes

Se você foi diagnosticado com diabetes, isso geralmente não significa que você tenha que desistir de comer carne. Mas isso significa que você precisa ser um pouco mais cuidadoso com a carne que você escolhe incluir em sua dieta. Algumas carnes são mais gordurosas, têm colesterol e calorias saturadas do que outras.

 

Estes tipos de carne podem aumentar os níveis de colesterol no sangue, se consumidos com frequência, e também podem ser um fator no ganho de peso, o que torna a diabetes mais difícil de controlar. Aqui está o nosso guia rápido para escolher que tipo de carne comer quando você tem diabetes.

 

Diabetes e carnes: o que são carne vermelha e carne processada?

Carne vermelha é qualquer carne de cor vermelha escura antes de ser cozida – como carne e cordeiro. A carne de porco também é classificada como carne vermelha.

 

Carne processada é a carne que foi curada, salgada, defumada ou de outra forma preservada de alguma forma (como bacon, salsichas, linguiças, presunto, salame e calabresa). No entanto, isso não inclui hambúrgueres ou carne moída – colocar carne em um picador não significa que ela se torna “processada”, a menos que seja modificada ainda mais.

 

Ambos os tipos de carne são diferentes das carnes brancas (como frango ou peru) e peixes, as quais não parecem aumentar o risco de câncer e diabetes.

 

Diabetes e carnes: fatos rápidos

  • Carne (1 grama = 7 gramas de proteína, 0 gramas de carboidratos, gordura varia)
  • 50 g de carne é do tamanho do seu polegar; 150 g é do tamanho de uma carta de baralho.
  • Recomenda-se não mais que 150 g de proteínas em uma refeição.

 

Diabetes e carnes: carne processada causa câncer?

Não é sobre a qualidade da carne, ou se é do açougue ou do supermercado, esse não é o problema. As evidências até agora sugerem que é provavelmente o processamento da carne, ou substâncias químicas naturalmente presentes, que aumentam o risco de câncer.

 

Pesquisadores ainda estão tentando descobrir exatamente como a carne vermelha e processada causam câncer, mas os principais culpados parecem ser certos produtos químicos encontrados na própria carne.

 

Carnes vermelhas processadas contêm produtos químicos, como conservantes de nitrito, que geram certos compostos no intestino que podem causar câncer.

 

O consumo de carne vermelha está ligado a níveis mais elevados de câncer colorretal e doenças cardiovasculares (aterosclerose, doença cardíaca e acidente vascular cerebral).

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Diabetes e carnes

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH) acrescentaram um risco maior de diabetes do tipo 2 (adulto) ao consumo de carne vermelha e processada. Os pesquisadores da HSPH analisaram dados de três estudos de profissionais de saúde masculinos e femininos que foram acompanhados por 14 a 28 anos.

 

Após o ajuste para outros fatores de risco, os pesquisadores descobriram que uma porção diária de carne vermelha não maior que uma carta de baralho aumentava o risco de diabetes em adultos em 19%.

 

A carne vermelha processada mostrou-se muito pior: uma dose diária com metade desse tamanho – um cachorro-quente ou duas fatias de bacon, por exemplo – foi associada a um aumento de 51% no risco. (O risco médio de 10 anos de contrair diabetes para adultos é de cerca de 10%).

 

Por que a carne vermelha é prejudicial? A gordura saturada, que pode levar a doenças cardiovasculares, e isso é apenas o começo da história. Embora seja difícil identificar um composto ou ingrediente ligado ao risco de diabetes, três componentes da carne vermelha – sódio, nitritos e ferro – provavelmente estão envolvidos.

 

O sódio é bem conhecido por aumentar a pressão arterial, mas também causa resistência à insulina; nitritos e nitratos também mostraram aumentar a resistência à insulina e prejudicar a função das células beta pancreáticas.

 

O ferro, embora seja um mineral essencial, pode causar danos às células beta em indivíduos com hemocromatose hereditária (um distúrbio no qual o trato gastrointestinal absorve muito ferro) e o ferro heme – o tipo facilmente absorvível encontrado na carne – em níveis elevados pode levar a estresse oxidativo (e dano celular) e inflamação crônica sistêmica em algumas pessoas.

 

Opções de carne muito magras (0-1g de gordura / 50 g carne e 35 calorias)

  • Aves de capoeira: frango ou peru (carne branca, sem pele).
  • Peixe: bacalhau fresco ou congelado, linguado, alabote, truta, atum fresco ou enlatado em água.
  • Mariscos: amêijoas, caranguejo, lagosta, vieiras, camarão.
  • Queijo: sem gordura (menos de 1 grama de gordura / 50 g), queijo cottage com baixo teor de gordura.
  • Presunto de peru
  • claras de ovos (2)

 

Diabetes e carnes: escolhas de carne magra (3g de gordura / onça e 55 calorias)

  • Carne: peças aparadas de gordura, como lombo, bife de flanco, filé mignon, costela, alcatra; T-bone ou bisteca
  • Carne de porco: carne de porco magra, como presunto fresco, presunto curado ou cozido, filé mignon, lombo.
  • Cordeiro: costeleta ou perna.
  • Vitela: assada
  • Aves de capoeira: frango, peru (carne escura, sem pele), frango (carne branca, com pele), pato doméstico ou ganso (bem drenado de gordura, sem pele).
  • Peixe: arenque (não defumado), ostras, salmão (fresco ou enlatado), bagre, sardinha (enlatada), atum (conserva em óleo, escorrido).
  • Queijo: queijo cottage ralado 4,5%, queijo parmesão ralado, queijos com 3 gramas de gordura ou menos / 50 g.

 

Escolhas de gordura média (5 gramas de gordura / 50 g carnes, 75 calorias)

  • Carne bovina: a maioria dos produtos de carne bovina se enquadra nesta categoria (carne moída, bolo de carne, costelas).
  • Porco: lombo superior, costeleta.
  • Cordeiro: costela assada, moída.
  • Vitela: Costeleta (moída ou em cubos, não endurecida).
  • Aves de capoeira: frango (carne escura, com pele), frango frito.
  • Peixe: qualquer peixe frito.
  • Queijo: feta, muçarela, ricota ou qualquer um com 5 gramas de gordura ou menos / 50g.
  • Ovo (alto em colesterol; limite 3 / semana)
  • Tofu (½ xícara)

 

Diabetes e carnes: opções de carne com alto teor de gordura (7 gramas de gordura / 50 g, 100 calorias)

Lembre-se de que esses itens são ricos em gordura saturada, colesterol e calorias e podem elevar os níveis de colesterol no sangue se ingeridos regularmente.

  • Porco: costeletas, carne de porco moída, linguiça de porco.
  • Queijo: todos os queijos regulares, como o cheddar, suíço.
  • Carnes processadas com 8 gramas de gordura / 50 g, como bolonhesa, salame.
  • Salsicha, como bratwurst, knockwurst, polonesa.
  • Bacon (3 fatias)

 

Visão geral

Os estudos mostram que a substituição de carne vermelha ou processada por outros alimentos – como grãos integrais, nozes, laticínios com baixo teor de gordura, peixe e frango (listados em ordem de eficácia) – reduz substancialmente o risco de diabetes, assim como alguns tipo sde câncer.

 

Não é preciso remover completamente a carne vermelha da dieta, mas precisamos mover a carne de principal alimento da refeição para uma opção adicional a ser consumida com moderação.

 

Recomendações

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Fontes:

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