DIABETES E CONTAGEM DE CARBOIDRATOS

diabetes e contagem de carboidratos

Diabetes e contagem de carboidratos | Como funciona | Objetivos | Calculando | Dicas | Alimentos ricos em carboidratos | Resumo | Tabela e manual de contagemRecomendações | Fontes

A contagem de carboidratos é uma forma de planejamento alimentar que as pessoas com diabetes usam para ajudá-las a controlar seus níveis de açúcar no sangue. Os médicos podem recomendar uma faixa-alvo de carboidratos diários como parte de um plano de refeições individualizado.

 

Diabetes é uma condição médica incurável, porém gerenciável, na qual o corpo luta para regular o açúcar no sangue. Isso acontece quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou quando a insulina não funciona corretamente.

 

A insulina é um hormônio que o pâncreas produz para ajudar o corpo a processar a glicose, que é a forma mais simples de açúcar. As células usam glicose para criar energia. Quando as células não conseguem absorver a glicose, elas permanecem na corrente sanguínea, o que pode levar a sérios problemas de saúde.

 

As pessoas que têm diabetes devem ter cuidado com os alimentos que comem. Consumir em excesso certos alimentos pode levar a um alto nível de açúcar no sangue. Isso pode levar a complicações graves, como danos nos nervos, visão e perda auditiva e doenças cardiovasculares.

 

Neste artigo, nós exploramos a contagem de carboidratos como uma técnica para ajudar pessoas com diabetes a controlar seus níveis de açúcar no sangue.

 

Carboidratos são açúcares complexos. Muitas pessoas com diabetes precisam contar o número de carboidratos em cada porção de comida para controlar seus níveis de açúcar no sangue. As pessoas se referem a isso como contagem de carboidratos.

 

A contagem de carboidratos envolve mais do que resistir a um desejo de chocolate ou sorvete, já que algumas frutas e vegetais aparentemente saudáveis ​​também podem conter um alto teor de carboidratos que contribui para os picos de açúcar no sangue.

 

Diabetes e contagem de carboidratos: como funciona

Contagem de carboidratos pode ajudar uma pessoa a gerenciar seu risco de picos de açúcar no sangue.

 

O primeiro passo na contagem de carboidratos é identificar quais alimentos contêm carboidratos e quão rapidamente esses carboidratos irão aumentar os níveis de açúcar no sangue.

 

As pessoas podem usar um sistema chamado Índice Glicêmico (IG) para calcular isso. Cada alimento tem um ranking IG. As maiores pontuações indicam um efeito mais rápido de um alimento no açúcar no sangue.

 

Ter diabetes geralmente significa que as pessoas lutam para regular seus níveis de açúcar no sangue. Então, também é uma boa ideia para as pessoas com diabetes se concentrarem em sua dieta. O consumo de alimentos com IG baixo pode levar a um aumento mais lento e mais controlável dos níveis de glicose no sangue.

 

Médicos e nutricionistas ajudarão as pessoas com diabetes a descobrirem quantos carboidratos devem consumir todos os dias e poderão sugerir planos de refeições para ajudá-los a manter um equilíbrio saudável e nutricional.

 

Anteriormente, os médicos e nutricionistas sugeriam uma gama típica de carboidratos que era uma solução adequada para todos os diabéticos.

 

Agora, os médicos e nutricionistas trabalham com os indivíduos individualmente para calcular a ingestão calórica diária ideal e as porcentagens de carboidratos e porções que cada pessoa precisa.

 

Esses valores variam de acordo com uma série de fatores, incluindo o peso, a altura e os níveis de atividade da pessoa, e se estão ou não tomando medicamentos.

 

Diabetes e contagem  de carboidratos:  objetivos

A contagem de carboidratos sozinha não é um substituto para o controle da diabetes que necessita de acompanhamento médico e potencialmente medicamentos.

 

O objetivo da contagem de carboidratos é manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​pelas seguintes razões:

 

  • manter a saúde geral das pessoas com diabetes
  • prevenir as complicações do excesso de açúcar no sangue
  • melhorar os níveis de energia

 

A contagem de carboidratos pode ajudar muitas pessoas com diabetes a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. No entanto, é apenas uma maneira de gerenciar a diabetes.

 

Antes de tentar a contagem de carboidratos, as pessoas devem sempre falar com um nutricionista ou um médico para determinar:

 

  • se a contagem de carboidratos é apropriada para seu caso
  • a quantidade diária recomendada de carboidratos
  • quais alimentos são recomendados

 

Pessoas diferentes exigirão quantidades diferentes de carboidratos, dependendo do tipo e da gravidade da diabetes que têm.

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Diabetes e contagem de carboidratos: calculando carboidratos

Quando uma pessoa precisa calcular quantos carboidratos pode consumir todos os dias, é vital saber quais alimentos contêm carboidratos, quantos carboidratos eles contêm e qual é seu valor calórico e gastrointestinal.

 

Em geral, 1 grama (g) de carboidrato fornece cerca de 4 calorias. Isso pode ajudar uma pessoa a calcular quantas calorias um determinado lanche ou refeição está fornecendo.

 

Não há um número único de carboidratos que seja seguro para todas as pessoas com diabetes. Os médicos moldam o alvo com base nas necessidades individuais e na progressão da doença.

 

É essencial que os diabéticos compreendam o conteúdo dos rótulos de nutrição alimentar. Alguns descrevem a porção de nutrientes por metade da porção, por isso é necessário ter certeza de quantos carboidratos uma refeição fornece.

 

Ao ler os rótulos nutricionais, anote o número total de carboidratos por porção e adicione esses totais à quantidade total diária de carboidratos.

 

Por exemplo, existem aproximadamente 15 g de carboidratos em cada porção dos seguintes alimentos:

 

  • uma fatia de pão
  • um terço de uma xícara de macarrão ou arroz
  • uma pequena maçã
  • uma colher de sopa de geleia
  • meia xícara de vegetais ricos em amido, como purê de batatas.

 

No entanto, vegetais não ricos em amido contêm apenas 5 g de carboidratos por porção. Isto significa que uma pessoa com diabetes pode comer três vezes mais vegetais sem amido do que vegetais ricos em amido.

 

Diabetes e contagem de carboidratos: dicas

A contagem de carboidratos pode ser um desafio a princípio porque força as pessoas a pensarem sobre as refeições de maneira diferente, e as pessoas podem demorar um pouco para se acostumarem com isso.

 

Eis algumas dicas podem ajudar a tornar a contagem de carboidratos um pouco mais fácil:

 

  • Conte alimentos mistos usando como medida uma xícara: em média, um punhado é o tamanho de uma porção de 1 xícara. Para um prato misto, esta é uma maneira eficaz de avaliar os totais de carboidratos usando como base o tamanho de uma xícara.
  • Contagem de colheres de sopa: é útil saber o número de carboidratos em uma colher de sopa de comida. As pessoas podem contar colheres de sopa mais facilmente para criar um prato saudável.
  • Conte os carboidratos na pizza usando a massa: se possível, escolha uma pizza de massa fina. Isso economizará de 5 a 10 g de carboidrato por tamanho de porção quando comparado a uma fatia de pizza normal.
  • Batidos ou sucos nem sempre podem ser a melhor opção: em média, um batido de 350 ml pode conter mais carboidratos do que um refrigerante regular se ele contiver suco. Veja aqui algumas receitas saudáveis de sucos e batidos.

 

Alimentos ricos ​​em carboidratos

Os nutrientes primários dos alimentos incluem proteínas, gorduras e carboidratos. Carboidratos estão disponíveis em formas saudáveis ​​e insalubres. O IG de um alimento específico indicará seu impacto potencial para uma pessoa com diabetes.

 

As pessoas com diabetes precisam ter um cuidado especial com os carboidratos que ingerem, com o número total de carboidratos em sua dieta e com a frequência com que ingerem carboidratos.

 

Grãos integrais, frutas e vegetais sem amido estão cheios de nutrientes, vitaminas, minerais e fibras que produzem energia. Estes são vitais para o crescimento e desenvolvimento físico normal.

 

Os carboidratos em vegetais oferecem esses benefícios. No entanto, os carboidratos em alimentos e bebidas açucarados fornecem pouco valor nutricional.

 

Alimentos que contêm carboidratos incluem os seguintes:

 

  • Grãos: pão, massa, aveia, certos tipos de macarrão, bolachas, cereais, arroz e quinoa.
  • Frutas: maçãs, bananas, vermelhas, mangas, melões, laranjas e toranjas
  • Leite: Leite e iogurte
  • Legumes: feijão, lentilhas e ervilhas.
  • Lanches: bolos, biscoitos, doces e outros alimentos doces tipo sobremesa são fontes nutricionalmente fracas de carboidratos.
  • Bebidas: sucos, refrigerantes, bebidas esportivas e bebidas energéticas açucaradas
  • Legumes: Alguns vegetais contêm mais carboidratos do que outros.

 

Escolher carboidratos com cuidado e estar consciente de quando e quanto consumi-los significa que uma pessoa com diabetes não precisa desistir de comer seus alimentos favoritos por completo.

 

Vegetais com amido e sem amido

Nem todos os vegetais são de igual valor nutricional. Os nutricionistas dividem os vegetais em tipos ricos em amido e sem amido. Os vegetais ricos em amido contêm mais carboidratos do que as variedades não-amiláceas.

 

Os vegetais ricos em amido incluem:

 

  • batatas
  • batatas doces
  • ervilhas
  • abóbora
  • abóbora
  • beterraba fresca

 

Vegetais sem amido incluem:

 

  • aspargos
  • brócolis
  • cenouras
  • aipo
  • vagem
  • alface
  • outras verduras
  • pimentões
  • espinafre
  • tomates
  • abobrinha
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Boas fontes de proteína e gordura

É crucial entender quais alimentos saudáveis ​​são boas fontes de proteína e gordura para evitar alimentos pesados ​​em carboidratos.

 

Alguns alimentos não contêm carboidratos suficientes para serem incluídos em uma contagem de carboidratos. Em vez disso, esses alimentos servem como fontes saudáveis ​​de proteínas e gorduras. Os alimentos incluem muitos tipos de queijo, tofu e sementes de abóbora.

 

Boas fontes de proteína incluem:

 

  • ovos
  • whey protein
  • peito de frango e peru
  • peixe, incluindo salmão, bacalhau e truta
  • nozes, como amêndoas e amendoim

 

Fontes saudáveis ​​de gordura incluem:

 

  • óleos, como linho, oliva, coco virgem, abacate e sementes de cânhamo
  • abacate
  • nozes e sementes

 

Diabetes e contagem de carboidratos:  resumo

A contagem de carboidratos é uma forma de ajudar uma pessoa com diabetes a controlar seus níveis de açúcar no sangue.

 

No entanto, as pessoas com diabetes tipo 1 não devem usar a contagem de carboidratos no lugar do tratamento médico.

 

É recomendado falar com um médico ou nutricionista para que ele possa calcular uma quantidade adequada de carboidratos diários para as suas necessidades.

 

Tabela e manual de contagem

Se quiser saber mais sobre contagem de carboidratos, assim como saber a quantidade de carboidratos por porção nos alimentos mais comuns, recomendamos o Manual de Contagem de Carboidratos disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes. Para baixá-lo clique aqui.

 

A contagem de calorias também é eficaz para controlar a diabetes?

As calorias não estão diretamente ligadas à diabetes tipo 2. No entanto, o excesso de peso é um fator de risco.

 

Recomendações para dieta incluem comer alimentos saudáveis em porções moderadas que incluem carnes magras, cereais integrais e frutas e vegetais com baixo índice glicêmico.

 

Recomendações

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Fontes:

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