DIABETES E ESTRESSE: COMO ELE AFETA A SUA GLICEMIA

diabetes e estresse

Diabetes e estresse | Tipos de estresse | Níveis de glicose | Sintomas | Prevenção | Mais 6 maneiras | Como lidar | Visão geral | Recomendações | Fontes

O controle da diabetes é um processo vitalício. Isso pode adicionar estresse à sua vida diária. O estresse pode ser uma barreira importante para o controle efetivo da glicose. Os hormônios do estresse em seu corpo podem afetar diretamente os níveis de glicose. Se você está sofrendo ou se sentindo ameaçado, seu corpo reage. Isso é chamado de resposta de luta ou fuga. Essa resposta eleva seus níveis hormonais.

 

Durante esta resposta, o seu corpo libera adrenalina e cortisol em sua corrente sanguínea e suas taxas respiratórias aumentam. Seu corpo direciona o sangue para os músculos e membros, permitindo que você lute contra a situação. Seu corpo pode não ser capaz de processar a glicose liberada se você tiver diabetes. Se você não consegue converter a glicose em energia, ela se acumula na corrente sanguínea. Isso faz com que os níveis de glicose no sangue subam.

 

Estresse constante de problemas com glicose no sangue também pode desgastá-lo mental e fisicamente. Isso pode dificultar o controle da diabetes.

 

Diabetes e estresse: tipos de estresse

O estresse pode afetar as pessoas de maneira diferente. O tipo de estresse que você sente também pode ter um impacto na resposta física do seu corpo.

 

Quando as pessoas com diabetes tipo 2 estão sob estresse mental, elas geralmente experimentam um aumento nos níveis de glicose no sangue. Pessoas com diabetes tipo 1 podem ter uma resposta mais variada. Isso significa que eles podem experimentar um aumento ou uma diminuição em seus níveis de glicose no sangue.

 

Quando você está sob estresse físico, seu nível de açúcar no sangue também pode aumentar. Isso pode acontecer quando você está doente ou ferido. Isso pode afetar pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2.

 

Diabetes e estresse: como determinar se o estresse mental está afetando seus níveis de glicose?

Manter o controle de informações adicionais, como a data e o que você estava fazendo quando você estava estressado, pode ajudá-lo a determinar os gatilhos específicos. Por exemplo, você está mais estressado nas manhãs de segunda-feira? Se assim for, agora você deve tomar medidas especiais nas manhãs de segunda-feira para reduzir o estresse e manter sua glicose sob controle.

 

Você pode descobrir se isso está acontecendo com você, capturando seus níveis de estresse e glicose. Se você se sentir estressado, avalie seu nível de estresse mental em uma escala de 1 a 10. Dez representa o nível mais alto de estresse. Anote esse número.

 

Depois de avaliar seu estresse, você deve verificar seus níveis de glicose. Continue fazendo isso pelas próximas duas semanas. Em pouco tempo, você pode ver um padrão surgir. Se você perceber que sua glicose está regularmente alta, é provável que seu estresse mental esteja afetando negativamente seu nível de açúcar no sangue.

 

Diabetes e estresse: sintomas do estresse

Às vezes, os sintomas do estresse são sutis e você pode não os notar. O estresse pode prejudicar seu bem-estar mental e emocional, e também pode afetar sua saúde física.

 

Reconhecer os sintomas pode ajudá-lo a identificar o estresse e tomar medidas para gerenciá-lo.

 

Se você está estressado, você pode experimentar:

 

  • dores de cabeça
  • dor muscular ou tensão
  • dormir muito ou pouco
  • sentimentos gerais de doença
  • fadiga

 

Se você está estressado, você também pode se sentir:

 

  • desmotivado
  • irritadiço
  • depressivo
  • inquieto
  • ansioso

 

Também é comum que pessoas estressadas se envolvam em comportamentos que podem estar fora do usual. Isso inclui:

 

  • afastar-se de amigos e familiares
  • comer muito ou pouco
  • agir com raiva
  • consumir álcool em excesso
  • fumar
banner 3 passos para controlar a diabetes
Clique e saiba mais.

Diabetes e estresse: como reduzir seus níveis de estresse

É possível diminuir ou limitar os estressores em sua vida. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para gerenciar os efeitos de diferentes formas de estresse.

 

Reduzindo o estresse mental

Meditar pode ajudar a remover pensamentos negativos e permitir que sua mente relaxe. Considere começar cada manhã com uma meditação de 15 minutos. Isso definirá o tom para o resto do seu dia.

 

Sente-se em uma cadeira com os pés firmemente plantados no chão e os olhos fechados. Recite um mantra que faça sentido para você, como “Eu terei um bom dia” ou “Eu me sinto em paz com o mundo”. Afaste quaisquer outros pensamentos se eles entrarem em sua cabeça e permita-se estar presente no momento.

 

Reduzindo o estresse emocional

Se você se encontrar em um estado emocional indesejado, reserve cinco minutos para ficar sozinho. Saia do seu ambiente atual. Encontre um espaço tranquilo para se concentrar em sua respiração.

 

Coloque sua mão em sua barriga e sinta-a subir e descer. Inspire respirações profundas e expire lenta e ruidosamente. Isso diminuirá o ritmo do seu coração e ajudará a trazer você de volta a um estado emocional estável. Esse ato de se concentrar pode melhorar a maneira como você lida com o que está causando o estresse.

 

Reduzindo o estresse físico

Adicionar yoga à sua rotina diária pode fornecer atividade física e meditação ao mesmo tempo. Praticar yoga também pode reduzir a pressão sanguínea. Seja ioga ou outra forma qualquer, você deve procurar fazer 30 minutos de exercícios cardiovasculares por dia. Você pode fazer 10 minutos de exercícios quando acordar, 10 minutos à tarde e 10 minutos antes de ir dormir.

 

Reduzindo o estresse familiar

Se você está se sentindo sobrecarregado pelas obrigações familiares, lembre-se de que não há problema em dizer não. Sua família entenderá se você não conseguir participar de todos os eventos. Se seu estresse fizer com que você não veja sua família com a frequência que gostaria, considere uma noite divertida junto à família semanal ou quinzenalmente. Você pode jogar jogos de tabuleiro ou participar de atividades ao ar livre. Isso pode incluir caminhadas, natação ou um passeio juntos.

 

Reduzindo o estresse no trabalho

Questões de estresse no trabalho podem voltar para casa junto com você. Converse com seu supervisor se estiver com dificuldades no trabalho. Pode haver opções para aliviar ou resolver quaisquer problemas que você esteja tendo.

 

Se isso não ajudar, você pode querer considerar a transferência para um departamento diferente ou até mesmo encontrar um novo emprego. Embora os níveis de estresse aumentem quando se procura um novo emprego, você pode encontrá-lo em uma posição diferente, mais adequada às suas habilidades e personalidade.

 

Diabetes e estresse: mais 6 maneiras de controlar o estresse

A vida sempre terá desafios e retrocessos, mas você tem o poder de escolher como responder a ela. Use estas seis dicas como um começo.

 

  1. Mantenha uma atitude positiva. Quando as coisas parecem estar dando errado, é mais fácil ver o mal ao invés do bem. Encontre algo para apreciar em cada área importante da sua vida, como sua família, amigos, trabalho e saúde. Essa perspectiva pode ajudá-lo a superar tempos difíceis.

 

  1. Seja gentil com você mesmo. Você espera muito de si mesmo? Não há problema em dizer “não” a coisas que você realmente não quer ou precisa fazer.

 

  1. Aceite o que você não pode mudar. Pergunte a si mesmo estas três perguntas:

 

“Isso será importante daqui a 2 anos?”

“Eu tenho controle sobre essas circunstâncias?”

“Posso mudar minha situação?”

 

Se você pode melhorar as coisas, vá em frente. Se não, existe uma maneira diferente de lidar com isso que seria melhor para você?

 

  1. Converse com alguém. Você pode confiar em um membro da família ou amigo próximo. Há também profissionais que podem ouvir e ajudá-lo a encontrar soluções. Pergunte ao seu médico para recomendações caso queira ver um psicólogo ou terapeuta.

 

  1. Pense no poder do exercício. Você pode desestressar com exercícios pesados, recarregar-se em uma caminhada ou fazer atividades relaxantes, como yoga ou tai chi. Você se sentirá melhor.

 

  1. Tire um tempo para relaxar. Pratique relaxamento muscular, respiração profunda, meditação ou visualização.

 

Diabetes e estresse: como lidar com o estresse relacionado à diabetes

Se você está estressado com sua condição, saiba que não está sozinho. Você pode se conectar com pessoas on-line ou em sua comunidade para solidariedade e apoio.

 

Grupos de suporte on-line

Se você é um usuário do Facebook, considere seguir grupos de suporte à diabetes que ofereçam dicas úteis e uma comunidade forte para ajudá-lo a lidar cm suas dificuldades. O grupo Controle da Diabetes Brasil oferece dicas, artigos e vídeos diários e responde as dúvidas de todos os participantes.

 

Terapia

Você pode se sentir mais confortável conversando com um profissional sobre seu estresse. Um terapeuta pode fornecer mecanismos de enfrentamento adaptados à sua situação individual e dar a você um ambiente seguro para conversar. Eles também podem fornecer conselhos médicos que os grupos de suporte on-line não podem oferecer.

 

Visão geral

Embora a diabetes possa apresentar um conjunto diferente de desafios, é possível gerenciá-la de forma eficaz e levar um estilo de vida feliz e saudável.

 

Você pode fazer isso adicionando pequenas sessões de meditação ou pequenos exercícios à sua rotina diária.

 

Você também pode procurar grupos de apoio e encontrar um que melhor se adapte às suas necessidades de personalidade e estilo de vida. Ser proativo pode ajudar a aliviar a tensão em sua vida.

 

Recomendações

Para controle da diabetes através de uma alimentação saudável, dieta recomendada, receitas, livros gratuitos e outras publicações indicadas para diabéticos visite Produtos Recomendados neste site. Para saber mais, clique aqui.

 

Fontes:

banner 3 passos para controlar a diabetes
Clique e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *