DIABETES E HOMEOPATIA: ESSA MISTURA FUNCIONA?

homeopatia

Diabetes e Homeopatia | Visão geral | Estudos clínicos | Medicamentos homeopáticos | Eles funcionam? | São seguros? | Riscos | Leve com você | Recomendações | Fontes

A diabetes é uma condição na qual o açúcar (glicose) se acumula na corrente sanguínea. Problemas com a produção e função da insulina levam a essa condição.

 

Os casos de diabetes aumentaram em todo o mundo. O número de pessoas que vivem com diabetes cresceu de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014, conforme estimativa da OMS – Organização Mundial de Saúde. E este crescimento deve continuar.

 

A diabetes geralmente é tratada com uma mudança na dieta, exercícios e medicamentos prescritos para controlar o açúcar no sangue. Mesmo assim, muitas pessoas com diabetes têm dificuldade em controlar os sintomas.

Os sintomas podem incluir:

  • fome persistente
  • fadiga
  • sede excessiva
  • micção excessiva
  • boca seca
  • feridas na pele
  • visão embaçada

Diabetes e homeopatia: visão geral

A homeopatia é uma forma de terapia alternativa pseudocientífica, iniciada pelo alemão Samuel Hahnemann em 1796. Baseia-se no princípio de que “semelhante pelo semelhante se cura”, ou seja, o suposto tratamento se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma da doença num indivíduo saudável. A homeopatia considera os sintomas uma reação contra a doença. A doença seria uma perturbação de uma energia vital, e a homeopatia buscaria o restabelecimento do equilíbrio.

 

O processo homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente diluídas de compostos que são tidos como causas em pessoas saudáveis dos sintomas que pretendem contrariar, mas supostamente potencializados através de técnicas de diluição, e que liberariam energia. Proponentes alegam que o sistema de cura natural da pessoa seria estimulado a estabelecer uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças, de dentro para fora.

 

Os homeopatas descrevem seus medicamentos como totalmente naturais. Os ingredientes vêm de plantas, minerais ou animais. Os remédios estão disponíveis como pomadas, cremes, gotas, comprimidos e pellets de açúcar. Não existem diretrizes padronizadas; cada indivíduo recebe um plano de tratamento exclusivo. Um homeopata pode dar remédios e diluições diferentes para pessoas diferentes com a mesma condição.

 

Existem muitos medicamentos homeopáticos disponíveis para tratar os sintomas da diabetes. Mas tenha em mente que a homeopatia não é recomendada por agências de saúde como um tratamento para diabetes ou seus sintomas.

 

Isso ocorre porque há pouca ou nenhuma evidência de que a homeopatia seja eficaz no tratamento da diabetes. Se você optar por usar a homeopatia, precisará continuar a seguir o tratamento do seu médico para diabetes e é recomendável que consulte o seu médico sobre as possíveis interações com seu tratamento atual.

Diabetes e homeopatia: estudos

Estudos testando Syzgium jambolanum (Jamelão) em camundongos e ratos mostraram-se promissores. Estudos clínicos controlados em humanos não foram capazes de mostrar qualquer benefício. Um estudo concluiu que S. cumini (Jamelão), como remédio homeopático, é “farmacologicamente inerte“.

 

A maioria dos outros remédios homeopáticos para diabetes não foi testada em ensaios clínicos em humanos.

 

Em 2015, o Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da Austrália conduziu um estudo de pesquisa para avaliar a eficácia da homeopatia. Os pesquisadores não conseguiram encontrar evidências consistentes de que a homeopatia foi eficaz no tratamento de qualquer uma das condições testadas.

 

Como muitas outras organizações de saúde, eles não recomendam o uso de remédios homeopáticos sem primeiro consultar seu médico.

 

Os defensores dos tratamentos homeopáticos ainda apoiam uma dieta saudável e exercícios físicos como parte de um plano de tratamento para diabetes. Eles também reconhecem que não há substituto para a insulina.

 

Diabetes e homeopatia: medicamentos homeopáticos

Os medicamentos homeopáticos são feitos de minerais, plantas ou animais. Eles são considerados “totalmente naturais”.

 

Os princípios homeopáticos afirmam que quando uma substância é diluída, ela aumenta sua força terapêutica. A substância natural é diluída a ponto de o remédio conter apenas vestígios da substância.

 

Os homeopatas usam vários medicamentos para os sintomas relacionados à diabetes, entre eles:

 

  • Níveis de açúcar no sangue. Gymnema (Gymnema sylvestre) é uma planta que pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e na urina em pessoas com diabetes tipo 2.

 

  • Entorpecimento. Conium maculatum, ou cicuta, também é um medicamento à base de plantas. Pode ajudar com dormência nos pés ou mãos devido a danos nos nervos causados por neuropatia diabética. O Plumbum metallicum (composto de chumbo) também pode aliviar esses sintomas.

 

  • Função renal. O urânio nítrico e o ácido fosfórico são medicamentos homeopáticos comuns para pessoas que têm problemas micção excessiva devido à diabetes (polidipsia). Apis mellifica pode ajudar a melhorar o fluxo de urina e ajudar na liberação de fluído extra dos tecidos.

 

  • Infecções. Calêndula (gênero de plantas) pode ser usados ​​como loção para tratar úlceras cutâneas infectadas. Candida albicans (fungo presente naturalmente no organismo) pode ajudar com infecções fúngicas. Para condições graves, como úlceras infectadas devido à neuropatia, é importante consultar seu médico. Você pode precisar de antibióticos para prevenir infecções graves.

 

Além desse são comuns no tratamento dos sintomas e efeitos da diabetes a Syzygium jambolanum ou S. cumini (ameixa preta) que pode ajudar a tratar a sede, fraqueza, úlceras cutâneas e micção excessiva e o ácido fosfórico usado para tratar problemas de memória, confusão ou cabeça pesada, micção frequente à noite, queda de cabelo e dificuldade de manter a ereção.

 

Diabetes e homeopatia: os medicamentos homeopáticos funcionam?

A maioria dos remédios homeopáticos para diabetes só foi testada em animais e não em testes clínicos em humanos. Por exemplo, ameixa preta (Syzygium jambolanum) é um remédio homeopático comum para diabetes. Estudos mostram que este tratamento pode ajudar a controlar o açúcar no sangue em animais como ratos e coelhos. Mas em estudos com pessoas com diabetes tipo 2, não produziu efeitos.

 

Não há substituto homeopático para a insulina, mas algumas pesquisas mostram que os remédios homeopáticos podem ajudar a controlar o açúcar no sangue quando você os usa junto com o tratamento regular para diabetes. Em um estudo, pessoas com diabetes tipo 2 receberam tratamentos homeopáticos individualizados, além de sua medicação normal. Após 1 ano, o controle de glicose no sangue e os níveis de A1c melhoraram.

 

São necessárias mais pesquisas em grandes estudos em humanos para poder-se afirmar se os remédios homeopáticos podem ajudar a controlar a diabetes ou não. No momento, não há prova de que eles sejam eficazes para qualquer problema de saúde.

Diabetes e homeopatia: os medicamentos homeopáticos são seguros?

Também não há muita pesquisa sobre se os remédios homeopáticos são seguros. A Agência de Segurança Alimentar e de Medicamentos dos EUA não os testa para ver se são seguros ou eficazes.

 

Esses medicamentos também podem ter outros ingredientes ativos que causam efeitos colaterais. Eles também podem interagir com outros medicamentos que você tome. E alguns produtos homeopáticos líquidos podem conter álcool.

 

Os medicamentos homeopáticos não devem substituir o plano de tratamento do seu médico para a diabetes, já que não há comprovação de que funcionem e essa decisão poderá agravar um quadro de diabetes. Se você está interessado em um produto homeopático, converse com seu médico antes de experimentá-lo.

 

Diabetes e homeopatia: fatores de risco

A Agência de Segurança Alimentar e de Medicamentos dos EUA – FDA permite que remédios homeopáticos sem receita sejam vendidos sem prova de que são seguros. Esses produtos podem representar um risco para a saúde se forem fabricados incorretamente.

 

A FDA anunciou recentemente que começará a endurecer seus regulamentos sobre medicamentos homeopáticos.

 

Os remédios homeopáticos, por definição, incluem apenas uma pequena quantidade de uma substância. Os efeitos colaterais e reações adversas são raros. No entanto, ainda há um pequeno risco de haver uma reação alérgica grave à substância. Também existe o risco de interagir com um ou mais medicamentos que você está tomando.

 

Talvez o maior risco de usar um tratamento homeopático para diabetes seja o perigo de alguém parar de usar as prescrições necessárias para controlar a diabetes. Enquanto esperam para ver se o remédio homeopático funciona, sua condição pode piorar muito. Eles também podem desenvolver complicações sérias.

 

As possíveis complicações da diabetes incluem:

  • ataque cardíaco
  • derrame
  • falência renal
  • amputação de perna
  • neuropatia diabética
  • perda de visão

 

A diabetes pode ser fatal se não for tratada.

DIABETES E HOMEOPATIA: ESSA MISTURA FUNCIONA?
Conheça os 3 passos para controlar a diabetes

Leve com você

A homeopatia é um tema controverso na medicina. Embora existam vários medicamentos homeopáticos comercializados para os sintomas da diabetes, há pouca ou nenhuma evidência mostrando que eles realmente funcionam.

 

Se você quiser experimentar a homeopatia para tratar algum dos seus sintomas, continue tomando os medicamentos prescritos pelo seu médico. Não substitua seu tratamento atual por um tratamento homeopático.

 

Ainda é importante controlar seu peso com uma dieta saudável e exercícios, e manter seus níveis de açúcar no sangue dentro de uma faixa saudável. Fazer dieta e exercícios podem ser difíceis, mas não são impossíveis e são os melhores “medicamentos naturais” que você pode “tomar”.

 

Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicamento, homeopático ou não. Durante a sua consulta, certifique-se de discutir o medicamento para se certificar de que não representa um risco de efeitos colaterais por interações medicamentosas.

 

Recomendações

Para controle da diabetes através de uma alimentação saudável, dieta recomendada, receitas, livros gratuitos e outras publicações indicadas para diabéticos visite Produtos Recomendados neste site. Para saber mais, clique aqui.

 

 

Fontes:

DIABETES E HOMEOPATIA: ESSA MISTURA FUNCIONA?
Conheça os 3 passos para controlar a diabetes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *