DIABETES E PIPOCAS E AMENDOIM: O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

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Diabetes e pipocas e amendoim | Pipoca e índice glicêmico | Sugestões de consumo | Dicas de compras | Nutrição | Alternativas | Visão Geral | Amendoim | Benefícios | Riscos | Comendo amendoim | Leve com você | Recomendações | Fontes

A pipoca pode ser um lanche saudável para a maioria das pessoas se for preparada da maneira certa. Devido ao seu teor relativamente baixo em calorias e alto teor de fibras, a pipoca pode também ser uma boa opção para pessoas com diabetes.

 

No entanto, as pessoas com diabetes precisam levar outros fatores em consideração ao selecionar lanches. A pipoca pode ser saudável, mas contém carboidratos, então qualquer um que tenha que controlar seus níveis de açúcar no sangue precisa escolher cuidadosamente o tipo, o método de preparar e o tamanho da porção.

 

A dieta é essencial para controlar a diabetes e reduzir o risco de complicações, como doenças cardíacas, derrames e danos nos nervos.

 

Neste artigo, divididos em duas partes, analisamos inicialmente os benefícios da pipoca para pessoas com diabetes. Na sua segunda parte, descrevemos como o amendoim pode ajudar no controle da sua glicemia. Boa leitura e boas glicemias!

 

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Diabetes e pipocas e amendoim: pipoca e índice glicêmico

A pipoca não causa um pico de açúcar no sangue devido ao seu baixo IG.

 

Para pessoas com diabetes, o índice glicêmico (IG) é um número importante a ser considerado na escolha de quais alimentos comprar e comer.

 

Pipoca tem um IG de 55. É tecnicamente um alimento de baixo IG, apesar de ter um IG maior do que muitos outros alimentos nesta categoria. A pipoca continua a ser uma opção de lanche melhor do que muitos petiscos salgados ou açucarados para quem quer evitar complicações com a elevação de açúcar no sangue.

 

IG é uma escala de 1 a 100 que se refere à velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea depois que uma pessoa ingere alimentos contendo carboidratos. Quanto mais alto o valor do IG, mais o açúcar no sangue aumentará.

 

Em geral, o sistema digestivo processa os alimentos com um IG mais alto mais rapidamente, resultando na rápida absorção de açúcar na corrente sanguínea. Como resultado, esses alimentos produzem aumentos significativos nos níveis de açúcar no sangue.

 

Em pessoas com diabetes, o corpo não pode regular naturalmente o açúcar no sangue, então esse aumento pode levar à hiperglicemia.

 

Por outro lado, o corpo absorve alimentos de baixo IG em um ritmo mais lento. Os aumentos que eles causam nos níveis de açúcar no sangue e insulina são, portanto, mais graduais.

 

As dietas de baixo IG oferecem benefícios comprovados de saúde, incluindo melhores níveis de glicose e lipídios, para aqueles com diabetes tipo 1 ou tipo 2. Eles também ajudam no controle de peso porque a absorção lenta ajuda a controlar o apetite e a saciar a fome por mais tempo.

 

Diabetes e pipocas e amendoim: sugestões de pipocas

Pipoca tem tamanhos de porção recomendados. Apegar-se a eles pode fazer uma diferença notável na ingestão de calorias de uma pessoa, mesmo com alimentos relativamente saudáveis.

 

Além disso, a escolha de coberturas tem um efeito significativo sobre o quanto uma pessoa pode ou deve comer por porção.

 

Porções

Comer 5 xícaras de pipoca oferece 100–150 calorias com muita pouca gordura. As pessoas devem comer mais ou menos em uma porção, de acordo com o seu plano de dieta.

 

As pessoas que estão contando calorias para controlar a diabetes devem evitar comer mais do que seu plano de dieta aconselha entre as refeições. O tamanho da porção é vital para controlar os níveis de açúcar no sangue. Enquanto a pipoca é um alimento de baixo IG em pequenas quantidades, comer demais ainda pode causar um aumento razoável nos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

 

Certifique-se de medir as porções com cuidado e usar as mesmas medidas ou contagens de calorias para cada lanche. 

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Preparação

A pipoca regular é a melhor escolha para pessoas com diabetes.

 

Pessoas com dieta restrita, incluindo aquelas com diabetes, devem evitar adicionar grandes quantidades de coberturas à pipoca. A pipoca simples é a melhor opção para obter o benefício mais nutricional com o mínimo de calorias e gordura extras.

 

É melhor escolher uma pipoca sem sal, e que não contenha óleos hidrogenados.

 

As pessoas que desejam melhorar o sabor da pipoca podem tentar adicionar um dos seguintes:

 

  • uma pequena quantidade de queijo ralado e com baixo teor de gordura
  • uma pitada de levedura nutricional
  • um pouco de azeite
  • especiarias, como pimenta em pó, alho em pó ou canela

 

Diabetes e pipocas e amendoim: dicas de compras

Lojas geralmente vendem a pipoca mais saudável na forma de grãos crus. Nesta forma, os grãos não costumam ter adição de sal, óleo, açúcar ou outros ingredientes que as pessoas com diabetes devam evitar.

 

Uma pessoa pode então escolher cozinhar a pipoca da forma que melhor se adapte as suas necessidades e preferências pessoais.

 

Aqueles que procuram uma opção de lanche mais rápido podem usar pipoca de micro-ondas como uma alternativa. No entanto, é importante verificar a embalagem pois os sacos preparados contêm frequentemente manteiga ou açúcar extra. Em vez disso, as pessoas devem procurar por pacotes de pipoca com manteiga leve, sem sal ou com menos calorias.

 

Pipoca com cobertura de caramelo e doces também não são boas opções de lanche pois contém açúcar adicionado.

 

Diabetes e pipocas e amendoim: nutrição

A pipoca sem sal oferece muito poucas calorias por xícara.

 

Além disso, contém zero colesterol e é quase sem gordura, com menos de 0,5 gramas (g) por xícara.

 

A pipoca se qualifica como um alimento integral. Uma porção pode fornecer cerca de 70% da ingestão diária recomendada de grãos integrais. Alimentos integrais têm excelente teor de fibra. Uma xícara de pipoca contém pouco mais de 1 g de fibra. Também fornece cerca de 1 g de proteína e cerca de 6 g de carboidratos.

 

Pipoca fornece uma ampla gama de vitaminas e minerais, incluindo:

 

  • vitamina A
  • vitamina E
  • vitamina B-6
  • ácido pantotênico
  • folato
  • tiamina
  • niacina
  • riboflavina

 

Uma porção de pipoca também contém ferro e traços de manganês, cálcio, fósforo, cobre, magnésio, potássio e zinco.

 

A casca da pipoca é a fonte de grande parte de seu valor nutricional. Ela contém betacaroteno, luteína e zeaxantina, que são importantes para manter a saúde dos olhos.

 

Contém também polifenóis com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem proteger contra o câncer e doenças cardiovasculares.

 

Pesquisadores afirmaram que a pipoca contém até 300 miligramas (mg) de polifenóis por porção. Essa alta quantidade de polifenóis equivale a cerca de 13% da ingestão diária média.

 

No entanto, pipoca oferece mais benefícios quando é pura. Adicionar muito sal, manteiga e óleo pode reduzir seus benefícios nutricionais.

 

Diabetes e pipocas e amendoim: alternativas de lanches

Nem todo mundo gosta de pipoca quando não tem manteiga ou outro condimento como cobertura. Se este for o seu caso, os alimentos alternativos podem servir como opções de lanches.

 

Alguns exemplos incluem o seguinte:

 

  • Nozes torradas ou cruas: nozes são ricas em proteínas e gorduras saudáveis. Evite nozes excessivamente salgadas.
  • Legumes: vegetais crus ou minimamente processados ​​são as melhores opções. Misture folhas verdes em uma pequena salada com azeite e vinagre. Alternativamente, brócolis, cenoura, ervilhas e outros vegetais crus são opções saudáveis ​​e com alto teor de fibras que combinam bem com homus por exemplo.
  • Frutas: algumas pessoas com diabetes tentam evitar comer frutas devido ao seu teor de açúcar. No entanto, com moderação, as frutas fazem um excelente lanche para as pessoas com diabetes, porque elas são ricas em fibras. Frutas frescas ou congeladas contêm mais nutrição. Evite frutas enlatadas em calda ou outras opções açucaradas processadas, como recheio de torta de frutas.
  • Queijo: com moderação, o queijo é uma boa fonte de proteína e cálcio com baixa quantidade de açúcar.

 

Visão geral

A pipoca oferece às pessoas com diabetes uma opção de baixo teor de açúcar e baixo teor calórico.

 

Não aumentará os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa em quantidade significativa, tornando-a uma escolha segura entre as refeições.

 

No entanto, as pessoas devem consumir as coberturas com moderação e evitar comer porções excessivas.

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Diabetes e pipocas e amendoim: amendoim

Amendoins contêm uma variedade de propriedades nutritivas que podem beneficiar pessoas com diabetes tipo 2. Comer amendoim e produtos de amendoim pode ajudar a:

 

  • promover a perda de peso
  • diminuir o risco de doença cardiovascular
  • controlar o açúcar no sangue
  • impedir que as pessoas desenvolvam diabetes

 

No entanto, o amendoim também apresenta alguns riscos potenciais. Se você tem diabetes tipo 2, continue a ler para saber mais sobre os riscos e benefícios de comer amendoim.

 

Diabetes e pipocas e amendoim: benefícios do amendoim

Adicionar amendoim à sua dieta pode ser benéfico, especialmente se você tem diabetes tipo 2.

 

Embora não sejam tecnicamente nozes, os amendoins fornecem muitos dos mesmos benefícios para a saúde que as nozes, amêndoas e castanhas. Os amendoins também são mais baratos do que a maioria dos outros tipos de nozes, o que é ótimo se você quiser economizar, mas ainda assim quer as suas recompensas nutricionais.

 

Amendoim ajuda a controlar o açúcar no sangue

Se você tem diabetes, precisa considerar o conteúdo glicêmico dos alimentos que ingere. O conteúdo glicêmico é baseado na rapidez com que seu corpo converte carboidratos em glicose ou açúcar no sangue.

 

O índice glicêmico (IG) é uma escala de 100 pontos que classifica os alimentos pela rapidez com que eles causam o aumento de açúcar no sangue. Os alimentos que causam um aumento rápido do açúcar no sangue recebem um valor mais alto. A água, que não tem efeito sobre o açúcar no sangue, tem um valor de IG de 0. Os amendoins têm um valor de IG de 13, o que os torna alimentos com baixo IG.

 

Comer amendoim pode ajudar a controlar o açúcar no sangue durante o dia. Amendoim também pode ajudar a diminuir o pico de insulina de alimentos com alto IG quando consumidos em conjunto.

 

Uma razão pela qual os amendoins podem ajudar a controlar o açúcar no sangue é porque eles contêm uma grande quantidade de magnésio. Uma dose única de amendoim (cerca de 28 amendoins) contém 12% da quantidade diária recomendada de magnésio. E magnésio ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

 

Amendoim pode reduzir o risco de doença cardiovascular

Comer amendoim pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, uma complicação comum da diabetes. Adicionar nozes à sua dieta também pode ajudar a baixar a pressão alta, outra complicação comum da diabetes.

 

Amendoim pode ajudar no controle de peso

O amendoim pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito e a ter menos fome, o que pode ajudá-lo a manter um peso saudável e a controlar melhor seus níveis de glicose no sangue.

 

Amendoim pode reduzir o risco global de diabetes

Comer amendoim pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, de acordo com um estudo Associação Médica Americana. Amendoins são ricos em gordura insaturada e outros nutrientes que ajudam a capacidade do seu corpo para regular a insulina.

 

Diabetes e pipocas e amendoim: riscos de amendoim

Para todos os benefícios que o amendoim pode fornecer para o controle da diabetes tipo 2, recomenda-se cautela. Aqui estão algumas preocupações com o consumo de amendoim a serem observadas.

 

Ácidos graxos ômega 6

Amendoins contêm mais ácidos graxos ômega-6 do que outras nozes. Há evidências de que o ômega-6 em excesso pode estar ligado ao aumento da inflamação, o que pode aumentar seus sintomas de diabetes e o risco de obesidade. Portanto, certifique-se de ter um bom equilíbrio de gorduras ômega-3 e ômega-6 em sua dieta.

 

Sal e açúcar

Os produtos de amendoim geralmente contêm sal e açúcar adicionados, que você deve limitar se tiver diabetes. A manteiga de amendoim, em particular, pode incluir gordura, óleo e açúcar adicionados. Escolher uma manteiga de amendoim natural com poucos ingredientes, se houver algum, além de amendoim é sua melhor opção.

 

Alergias

Talvez o maior risco de amendoim é que eles podem causar uma reação alérgica grave em algumas pessoas. Aprenda a reconhecer os sintomas para que você possa ajudar a si mesmo ou a um ente querido, se isso acontecer.

 

Calorias

Enquanto o amendoim tem muitas vantagens para aqueles com diabetes tipo 2, eles são relativamente ricos em calorias e devem ser consumidos com moderação. Uma meia xícara de amendoim cru contém mais de 400 calorias. Para reduzir sua ingestão de calorias, tente comer amendoim em vez de produtos de grãos refinados e carnes vermelhas e processadas.

 

Diabetes e pipocas e amendoim: como comer amendoim

A melhor maneira de comer amendoim é na sua forma mais pura, sem sal extra e açúcar.

 

Comer manteiga de amendoim no café da manhã pode diminuir o apetite e controlar o açúcar no sangue durante o dia.

 

Alternativas

Se você é alérgico ou simplesmente não gosta de amendoim, existem outras opções com muitos dos mesmos benefícios:

 

  • Outras nozes: as nozes, como castanhas e amêndoas, têm perfis de nutrientes semelhantes aos amendoins e são benéficas no controle da diabetes tipo 2.

 

  • Sementes: quando se trata de alternativas à manteiga de amendoim, pense em sementes! A manteiga de sementes de girassol, por exemplo, é uma ótima fonte de proteína e contém cerca de duas vezes mais magnésio do que a manteiga de amendoim.

 

Leve com você

Milhões de pessoas têm diabetes tipo 2, que pode causar complicações como doenças cardiovasculares, cegueira e insuficiência renal. Sua dieta é uma parte importante da prevenção e gestão desta doença.

 

As pesquisas mostram muitos benefícios ao se incluir amendoim e produtos de amendoim em sua dieta.

 

Os amendoins proporcionam muitos dos mesmos benefícios à saúde que as nozes e são uma alternativa menos dispendiosa.

 

Amendoim deve ser comido com moderação e na forma mais pura possível.

 

Recomendações

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Fontes:

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