DIABETES E SUCOS NATURAIS E PROCESSADOS OU CALDO DE CANA: SIM OU NÃO?

Diabetes e sucos

Os entusiastas do suco destacam os muitos atributos de beber um copo de suco fresco, citando benefícios O suco é uma tendência popular de saúde e bem-estar que se transformou em uma indústria multibilionária na última década.

 

Alguns dos benefícios dos sucos anunciados são perda de peso, aumento da ingestão de nutrientes e digestão e absorção mais fáceis de vários nutrientes.

 

Embora beber suco fresco possa ter alguns benefícios à saúde, pode não ser adequado para todos – especialmente para os diabéticos.

 

Este artigo analisa se o suco é seguro e saudável para pessoas com diabetes..

 

Diabetes e sucos naturais e processados: o que é suco?

O suco é o processo pelo qual o líquido dos alimentos – geralmente uma fruta ou vegetal – é extraído e separado dos componentes sólidos.

 

O líquido – ou suco – produzido por esse processo contém muitas vitaminas, minerais e compostos vegetais das frutas ou vegetais, mas pouca fibra.

 

Existem muitos métodos diferentes para fazer suco, variando de simples a complexos.

 

O suco pode ser comprado no mercado ou feito em casa.

 

Os defensores da tendência de sucos sugerem que os benefícios do suco caseiro superam os das variedades compradas em lojas, pois são mais frescos e não contêm açúcares, nutrientes artificiais ou conservantes adicionados.

 

Maneiras mais comuns de fazer suco em casa

Manual: A maneira mais simples de fazer suco é espremer frutas usando as mãos ou um espremedor de mãos simples. Esse método é frequentemente usado para fazer uma pequena quantidade de suco para receitas básicas, como coquetéis ou molhos para salada.

Centrífuga: O suco centrífugo usa uma máquina equipada com lâminas de metal que giram rapidamente, pressionando a polpa da fruta ou vegetal contra um filtro que separa o suco dos componentes sólidos dos alimentos usando força centrífuga.

Prensagem a frio: Os métodos de sucção a frio utilizam uma máquina que esmaga as frutas ou vegetais para extrair o suco.

Acredita-se que a prensagem a frio seja superior ao suco centrífugo, porque – como o nome indica – não é produzido calor no processo, o que pode não deteriorar os nutrientes sensíveis ao calor.

 

Independentemente de como você escolhe fazer seu suco, o suco pode ser uma maneira eficaz de aumentar a ingestão de nutrientes de frutas e legumes.

 

Diabetes e sucos naturais e processados: benefícios potenciais

Frutas e legumes são carregados com vitaminas, minerais e compostos vegetais conhecidos por reduzir inflamações, prevenir doenças e promover a saúde geral.

 

Pesquisas sugerem que beber suco de frutas e vegetais pode ser uma maneira eficiente de acessar esses benefícios valiosos.

 

Além disso, muitos sucos de frutas e vegetais contêm certos nutrientes que funcionam como probióticos. O termo “probióticos” refere-se a tipos específicos de carboidratos que alimentam as bactérias saudáveis ​​que vivem no seu intestino e promovem a saúde digestiva.

 

Um estudo de curto prazo em 20 adultos saudáveis ​​constatou que beber 2,8 litros de suco fresco por dia durante 3 dias – excluindo todos os outros alimentos – alterou positivamente a composição das bactérias intestinais e promoveu perda de peso por até 2 semanas após a intervenção. Isso não é uma sugestão de dieta, mas um método de pesquisa para validar a capacidade de sucos na saúde da flora intestinal.

 

Curiosamente, muitos dos benefícios percebidos do suco – como ingestão aprimorada de nutrientes e saúde digestiva – são semelhantes aos que você obteria simplesmente comendo mais frutas e vegetais inteiros. Além disso, a pesquisa sugere que as pessoas que bebem regularmente frutas e suco de vegetais sem açúcar também tendem a comer mais frutas e vegetais integrais.

 

Para algumas pessoas, pode ser mais fácil beber esses alimentos ricos em nutrientes do que preparar refeições completas centradas em torno deles.

 

Se você achar difícil atender às recomendações diárias de frutas e legumes, o suco pode ser uma opção viável – desde que beber suco não faça você consumir mais calorias do que o necessário por dia. É importante lembrar que faltam evidências para sugerir que beber seus produtos é mais benéfico do que comê-los inteiros.

DIABETES E SUCOS NATURAIS E PROCESSADOS OU CALDO DE CANA: SIM OU NÃO?
3 Maneiras para Controlar a Diabetes

Diabetes e sucos naturais e processados: pode aumentar o açúcar no sangue

Um dos principais problemas com o consumo de suco não é o suco em si, mas é o potencial para aumentar rapidamente o açúcar no sangue. Isso é particularmente preocupante para aqueles com diabetes.

 

Beber suco 100% puro não está associado a um risco aumentado de provocar diabetes, embora provavelmente não seja a melhor opção para quem já tem a doença.

 

Embora os sucos sejam uma fonte concentrada de nutrientes benéficos, eles também são uma fonte concentrada de carboidratos na forma de açúcar.

 

Se você tem diabetes, é essencial monitorar e controlar cuidadosamente a ingestão de carboidratos para manter níveis equilibrados de açúcar no sangue. A ingestão de uma dieta rica em fibras pode diminuir a taxa de absorção de açúcar do trato digestivo, reduzindo a resposta total de açúcar no sangue.

 

Como uma grande parte da fibra é removida das frutas e legumes no processo de sumo, os açúcares desses alimentos são consumidos e absorvidos mais rapidamente, levando a picos rápidos de açúcar no sangue.

 

Por exemplo, são necessárias 2 a 3 laranjas inteiras para fazer um único copo (237 ml) de suco de laranja fresco. A maioria das pessoas concorda que consumir essa quantidade de suco de laranja é muito mais fácil e rápido do que descascar, fatiar, mastigar e engolir várias laranjas inteiras.

 

Assim, comer a fruta inteira – não apenas o suco – se presta a um aumento mais lento e mais gerenciável do açúcar no sangue, em parte porque o processo de consumi-lo leva mais tempo.

 

Além disso, é muito mais fácil consumir calorias e açúcar do suco do que de frutas e vegetais inteiros. O consumo excessivo de calorias pode promover ganho de peso e posterior agravamento do controle do açúcar no sangue ao longo do tempo.

 

Diabetes e sucos naturais e processados: baixo em proteínas e fibras

A maioria dos sucos é rica em açúcar e pobre em fibras e proteínas. Isso pode ser parte do motivo pelo qual beber suco leva a uma resposta negativa de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

 

Pesquisas sugerem que comer refeições ou lanches com mais fibras e proteínas pode ajudar a reduzir a resposta de açúcar no sangue e aumentar a sensação de saciedade.

 

Por causa disso, uma estratégia alimentar comum usada para melhorar o controle do diabético é consumir alimentos ricos em carboidratos – como suco – em conjunto com outros alimentos que contêm fibras e proteínas.

 

Embora o teor de carboidratos varie de acordo com o tipo de fruta ou vegetal usado em um suco específico, uma porção de 100% de suco de fruta geralmente equivale a  meia xícara (119 ml) – um tamanho de porção que é facilmente excedido.

 

Por outro lado, quando você come carboidratos de alimentos inteiros, os tamanhos das porções são geralmente maiores. Isso permite que você coma mais e se sinta mais satisfeito, pois os alimentos integrais contêm mais nutrientes de saciedade, como fibras e proteínas.

 

A proteína é o macronutriente mais nutritivo e a adição de fontes de proteína às refeições e lanches pode ajudar a limitar sua ingestão calórica geral – reduzindo subsequentemente sua resposta de açúcar no sangue.

 

Se você planeja beber suco, comer uma fonte de proteína e fibra ao mesmo tempo, como um pequeno punhado de amêndoas, pode ajudar a atenuar o aumento da glicose.

 

Diabetes e sucos naturais e processados: estratégias para sucos mais saudáveis para o diabético

É fácil beber suco em excesso, o que pode contribuir para um controle inadequado do açúcar no sangue em pessoas com diabetes. No entanto, existem alguns passos que você pode seguir para ajudar a reduzir os possíveis impactos negativos de beber suco.

 

Escolha sucos com baixo teor de carboidratos

Optar por usar frutas e vegetais com baixo teor de carboidratos em seus sucos pode ajudar a minimizar a resposta de açúcar no sangue.

 

Tente misturar opções com poucos carboidratos, como pepino, limão ou lima com seus sucos de frutas para reduzir o conteúdo geral de carboidratos. Como alternativa, considere as frutas mencionadas acima e beba sucos contendo somente vegetais não ricos em amido, como aipo, espinafre, couve e tomate.

 

Se você comprar sucos em vez de fazê-los em casa, evite sucos com adição de açúcar, pois eles podem piorar o controle de açúcar no sangue.

DIABETES E SUCOS NATURAIS E PROCESSADOS OU CALDO DE CANA: SIM OU NÃO?
3 Passos para Controlar a Diabetes

Foco no controle de porções

O monitoramento de porções de todos os alimentos ricos em carboidratos é um componente essencial para qualquer dieta destinada ao controle do diabetes – e o suco não é exceção.

 

O tamanho da porção de uma porção de suco de frutas puro é geralmente meia xícaras (119 ml).

 

Prestar muita atenção à quantidade de carboidratos que você consome do suco em relação à quantidade total de carboidratos que você consome de outros alimentos durante o dia pode ajudar a manter o açúcar no sangue sob controle.

 

Manter o equilíbrio nutricional

Normalmente, os sucos não fornecem uma fonte equilibrada de nutrição, pois geralmente não têm fibras, proteínas e gorduras.

 

A ingestão de alimentos que contenham outros componentes nutricionais juntamente com o suco criará uma composição nutritiva mais equilibrada de sua dieta geral e pode ajudar a diminuir sua resposta de açúcar no sangue.

 

Por exemplo, você pode considerar tomar um smoothie em vez de um suco para não perder fibra.

 

Quando você mistura frutas e legumes para fazer um smoothie (mistura de suco de frutas ou frutas congeladas e vegetais batidos com iogurte, de consistência cremosa.), a fibra é quebrada, mas ainda está presente no produto final. Isso faz com que seja uma escolha mais equilibrada nutricionalmente em comparação com o consumo de suco.

 

Além disso, proteínas em pó e fontes de gordura saudáveis, como abacates, podem ser facilmente adicionadas aos smoothies.

 

Você também pode considerar incluir um ovo cozido ou um punhado de nozes com seu suco para adicionar gorduras e proteínas saudáveis ​​à mistura para um lanche ou refeição mais equilibrada.

 

Diabetes e sucos naturais e processados: você deve consumir sucos se tiver diabetes?

Se o suco se encaixa ou não em um plano de dieta diabética saudável depende da situação de cada indivíduo, como quase sempre costuma acontecer no que se refere a diabetes.

 

Se você tem diabetes, a forma como o nível de açúcar no seu sangue responde a alimentos e bebidas é individual, devido à sua composição genética e bioquímica única.

 

Se a sua diabetes está fora de controle, os sucos provavelmente não são uma boa opção no momento. Em vez disso, você pode se beneficiar de outras maneiras de incorporar frutas e legumes inteiros em sua dieta.

 

Se a sua diabetes estiver controlada, pode ser adequado adicionar pequenas quantidades de suco com pouco açúcar à sua dieta. No entanto, é importante continuar monitorando de perto o açúcar no sangue ao introduzir essa mudança na dieta.

 

No geral, a melhor abordagem é consultar um nutricionista ou outro profissional de saúde qualificado para ajudá-lo a desenvolver um plano alimentar adaptado às suas necessidades.

DIABETES E SUCOS NATURAIS E PROCESSADOS OU CALDO DE CANA: SIM OU NÃO?
3 Passos para Controlar a Diabetes

Diabetes e sucos naturais e processados: e o suco de “caixinha”?

Muitas pessoas preferem sucos a refrigerantes ou álcool, pensando, muitas vezes, que estão fazendo uma escolha saudável.

Os sucos embalados são realmente tão saudáveis? Os sucos embalados são baixos em fibras e ricos em frutose, o que está relacionado ao aumento da resistência à insulina. Achamos que é saudável comprar esses pacotes de sucos tetra, mas infelizmente isso não é verdade. O suco embalado não é saudável quando comparado ao suco feito na hora ou a frutas inteiras.

 

Diabetes e sucos naturais e processados: porque não escolher sucos processados?

O tratamento térmico envolvido no processamento do suco faz com que ele perca suas vitaminas.

Suco com o rótulo ‘sem conservantes’ é aquele do qual o oxigênio é removido.  A remoção de oxigênio de frutas e vegetais deteriora sua qualidade.

Os sucos em caixas geralmente têm gosto agradável (para a maioria) e são de natureza doce. Isso é produzido usando sabores artificiais e açúcar, os quais não são indicados para diabéticos ou pessoas sob dieta. Na verdade, para ninguém.

Sucos embalados também são mais ricos em calorias, em comparação com os sucos frescos feitos na hora.

Às vezes, em busca de sucos saudáveis, optamos por aqueles com celulose. A celulose fornece ao nosso corpo a fibra necessária. Mas se você verificar o rótulo desses sucos, o teor de fibras é baixo ou igual a zero.

 

Sucos processados: outros dados

De fato, não apenas sucos embalados, mas também sucos frescos são menos saudáveis ​​comparados a frutas frescas. Por exemplo, quando você toma um copo de suco em casa, precisa coar 3-4 frutas frescas, o que resultará em mais calorias, incluindo mais açúcar e nenhuma fibra.

Frutas frescas são ricas em flavonoides e vitamina C, que o suco fresco / embalado não contém.

Um copo de suco de maçã contém 120 calorias, enquanto 1 maçã crua contém apenas 78 calorias.

Os sucos embalados contêm carboidratos simples que podem elevar o nível de glicose no sangue imediatamente. As embalagens de suco dizendo 100% de sucos de frutas têm apenas, em média, 25% de conteúdo efetivo de frutas. E a pequena quantidade de antioxidantes e vitaminas presentes no suco não compensa o alto teor de açúcar que ele possui.

Às vezes, sucos embalados podem não ser muito prejudiciais, mas também podem não ser benéficos. É sempre melhor optar por suco preparado na hora em vez de suco embalado e, melhor ainda, consumir frutas frescas ao invés de sucos. Até os sucos de melhor qualidade disponíveis no mercado estão longe de seu estado original.

 

Diabetes e sucos naturais e processados: e caldo de cana?

O caldo de cana-de-açúcar é uma bebida doce e açucarada comumente consumida em várias partes do Brasil, assim como na Índia, África e Ásia.

 

Na medicina oriental tradicional, é usado no tratamento de fígado, rins e outras doenças.

 

Você pode se surpreender ao saber que alguns acreditam que pode até ser útil para a diabetes.

 

Diabetes e sucos naturais e processados: O que é caldo de cana de açúcar?

É um líquido doce e xaroposo que é pressionado da cana descascada. É frequentemente vendido por vendedores ambulantes que o misturam com limão ou outros sucos e o servem com gelo para obter uma bebida saborosa.

 

Também é processado para produzir açúcar de cana, açúcar mascavo, melaço e também cachaça e rum.

 

Caldo de cana não é açúcar puro. Compreende cerca de 70 a 75% de água, cerca de 10 a 15% de fibra e 13 a 15% de açúcar na forma de sacarose – o mesmo que açúcar de mesa. De fato, é uma das principais fontes da maior parte do açúcar de mesa do mundo.

 

Em sua forma não processada, também é uma boa fonte de antioxidantes fenólicos e flavonoides. Esses antioxidantes são a principal razão pela qual algumas pessoas afirmam ter benefícios à saúde.

 

Por não ser processado como a maioria das bebidas açucaradas, o suco de cana retém suas vitaminas e minerais.

DIABETES E SUCOS NATURAIS E PROCESSADOS OU CALDO DE CANA: SIM OU NÃO?
3 Passos Para Controlar a Diabetes

Diabetes e sucos naturais e processados: Suco processado é saudável?

Como também contém eletrólitos, como potássio, foi estudado por seus efeitos hidratantes. Em um estudo com 15 atletas de ciclismo, o caldo de cana-de-açúcar mostrou-se tão eficaz quanto uma bebida esportiva na melhoria do desempenho e reidratação dos exercícios.

 

No entanto, aumentou substancialmente os níveis de açúcar  no sangue dos atletas durante o exercício. Seus benefícios foram amplamente relacionados ao seu conteúdo de carboidratos e à sua capacidade de restaurar as reservas de energia nos músculos após um treino.

 

Conclusão

O suco é uma maneira cada vez mais popular e eficiente de consumir nutrientes benéficos em frutas e legumes.

 

Embora os sucos frescos possam ser saudáveis ​​para algumas pessoas, elas não são uma ótima opção para as pessoas com diabetes devido ao seu alto teor de açúcar e pelo aumento de açúcar no sangue de maneira geral.

 

Escolher mais sucos à base de vegetais e prestar atenção ao tamanho das porções são maneiras que podem ajudar a reduzir a resposta de açúcar no sangue após beber suco.

 

Se você tem diabetes e está interessado em adicionar suco à sua dieta, consulte um nutricionista para desenvolver um plano adaptado às suas necessidades nutricionais exclusivas.

 

De maneira geral, tente evitar sucos processados assim como caldo de cana.

 

Não, você não terá uma piora terrível da sua diabetes ao consumir um pouco deles ocasionalmente. A dieta totalmente restritiva é, comprovadamente, mais ineficaz pelo número de “recaídas” ou índices de abandono. Porém, lembre-se, muito eventualmente e em pequenas quantidades, caso você não possa “viver sem” eles.

 

Recomendações

Para controle da diabetes através de uma alimentação saudável, dieta recomendada, receitas, livros gratuitos e outras publicações indicadas para diabéticos visite Produtos Recomendados neste site. Para saber mais, clique aqui.

 

Fontes:

DIABETES E SUCOS NATURAIS E PROCESSADOS OU CALDO DE CANA: SIM OU NÃO?
3 Passos Para Controlar a Diabetes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *