DIABETES E TAXAS E EXAMES DE AÇÚCAR NO SANGUE

diabetes e taxas e exames

Diabetes e taxas e exames | Propósito | Riscos | Tipos de testes | Quando testarResultados | Recomendações | Fontes

Diabetes e taxas e exames: o que é um teste de açúcar no sangue?

Um teste de açúcar no sangue é um procedimento que mede a quantidade de açúcar, ou glicose, no sangue. Seu médico pode solicitar este teste para ajudar a diagnosticar diabetes. Pessoas com diabetes também podem usar este teste para gerenciar sua condição.

 

Testes de açúcar no sangue fornecem resultados instantâneos e permitem que você saiba o seguinte:

  • sua dieta ou rotina de exercícios precisa mudar
  • como seus medicamentos ou tratamento para diabetes estão funcionando
  • se os seus níveis de açúcar no sangue são altos ou baixos
  • se suas metas gerais de tratamento para diabetes estão administradas

 

Seu médico também pode solicitar um teste de glicemia como parte de um exame de rotina. Eles também podem estar olhando para ver se você tem diabetes ou pré-diabetes, uma condição em que seus níveis de açúcar no sangue são mais elevados do que o normal.

 

Seu risco de diabetes aumenta se algum dos seguintes fatores for verdadeiro:

  • você tem 45 anos ou mais
  • você está acima do peso
  • você não pratica exercícios físicos
  • você tem pressão alta, triglicérides altos ou baixos níveis de colesterol bom (HDL)
  • você tem uma história de diabetes gestacional ou deu à luz um bebê que pesava mais de 4 quilos
  • você tem uma história de resistência à insulina
  • você tem um histórico de derrames ou hipertensão
  • você é afro, asiático ou hispânico descendente
  • você tem uma história familiar de diabetes

 

Verificação de níveis de açúcar no sangue pode ser feito em casa ou no laboratório de análises clínicas.

 

Diabetes e taxas e exames: o que faz um teste de açúcar no sangue?

Seu médico pode pedir um teste de glicemia para verificar se você tem diabetes ou pré-diabetes. O teste medirá a quantidade de glicose no sangue.

 

Seu corpo recebe carboidratos encontrados em alimentos como grãos e frutas e os converte em glicose. A glicose, um açúcar, é uma das principais fontes de energia do corpo.

 

Para pessoas com diabetes, um teste caseiro ajuda a monitorar os níveis de açúcar no sangue. Fazer um teste de glicemia pode ajudar a determinar seu nível de açúcar no sangue para ver se você precisa ajustar sua dieta, exercícios ou medicamentos para diabetes.

 

A baixa taxa de açúcar no sangue (hipoglicemia) pode levar a convulsões ou coma se não for tratada. O alto nível de açúcar no sangue (hiperglicemia) pode levar à cetoacidose, uma condição com risco de vida que muitas vezes é uma preocupação especialmente para aqueles com diabetes tipo 1.

 

A cetoacidose ocorre quando o corpo começa a usar apenas gordura como combustível. A hiperglicemia por um longo período pode aumentar o risco de neuropatia (lesão do nervo), juntamente com doenças cardíacas, renais e oculares.

 

Diabetes e taxas e exames: quais são os riscos e efeitos colaterais de um teste de açúcar no sangue?

Um teste de açúcar no sangue tem baixo ou nenhum risco ou efeitos colaterais.

 

Você pode sentir dor, inchaço e hematomas no local da punção, especialmente se tiver tirado sangue de uma veia. Isso deve desaparecer em um dia.

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 passos para controlar a diabetes

Tipos de testes de açúcar no sangue

Você pode fazer um teste de açúcar no sangue de duas maneiras. Pessoas que estão monitorando ou controlando sua diabetes picam o dedo e usam um glicosímetro para testes diários. O outro método é tirar sangue.

 

Amostras de sangue são geralmente usadas para rastrear diabetes. O seu médico irá pedir um teste de açúcar no sangue em jejum (FBS). Este teste mede seus níveis de açúcar no sangue no início da manhã, ou uma hemoglobina glicolisada, também chamada de teste de hemoglobina A1C.

 

Os resultados deste teste refletem seus níveis de açúcar no sangue nos últimos 90 dias. Os resultados mostrarão se você tem pré-diabetes ou diabetes e pode monitorar como sua diabetes está controlada.

 

Diabetes e taxas e exames: quando testar o açúcar no sangue

Quando e com que frequência você deve testar seu nível de açúcar no sangue depende do tipo de diabetes que você tem e do seu tratamento.

 

Diabetes tipo 1

De acordo com a Associação Americana de Diabetes (ADA), se você estiver lidando com diabetes tipo 1 com insulina em múltiplas doses ou com uma bomba de insulina, você vai querer monitorar seu nível de açúcar no sangue antes de:

  • comer uma refeição ou lanche
  • realizar exercícios
  • dormir
  • realizar tarefas críticas como dirigir

 

Diabetes e taxas e exames: açúcar alto no sangue

Você deve verificar seus níveis de açúcar no sangue se tiver diabetes e sentir uma sede crescente e o desejo de urinar em excesso. Estes podem ser sintomas de açúcar elevado no sangue e pode ser necessário modificar o seu plano de tratamento.

 

Se a sua diabetes estiver bem controlada, mas você ainda tiver sintomas, isso pode significar que você está ficando doente ou que está estressado.

 

Gerenciar sua ingestão de carboidratos pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Se essas alterações não funcionarem, talvez você precise visitar seu médico para decidir como adequar os níveis de açúcar no sangue a sua meta.

 

Diabetes e taxas e exames: açúcar no sangue baixo

Verifique os seus níveis de açúcar no sangue se sentir algum dos seguintes sintomas:

  • instabilidade emocional
  • suor ou frio
  • irritação ou impaciência
  • confusão
  • tonturas
  • fome excessiva
  • sonolência
  • torpor nos lábios ou língua
  • fraqueza
  • zanga, teimosia ou tristeza sem razão

 

Alguns sintomas como delírios, convulsões ou inconsciência podem ser sintomas de baixa taxa de açúcar no sangue ou choque insulínico. Se você usa diariamente injeções de insulina, pergunte ao seu médico sobre o glucagon, um remédio que pode ajudar se você estiver com uma reação grave a níveis baixos de açúcar no sangue.

 

Você também pode ter baixo nível de açúcar no sangue e não apresentar sintomas. Isso é chamado de desconhecimento da hipoglicemia. Se você tem um histórico de desconhecimento da hipoglicemia, talvez seja necessário testar seu nível de açúcar no sangue com mais frequência.

 

Diabetes e taxas e exames: mulheres grávidas

Algumas mulheres desenvolvem diabetes gestacional durante a gravidez. É quando os hormônios interferem na maneira como seu corpo usa insulina. Isso faz com que o açúcar se acumule no sangue.

 

O seu médico recomendará que você faça um teste de glicemia regularmente se tiver diabetes gestacional. O teste garantirá que seu nível de glicose no sangue esteja dentro da faixa saudável. Diabetes gestacional geralmente desaparece após o parto.

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 passos para controlar a diabetes

Quando não fazer o teste

O teste em casa pode ser desnecessário se você tiver diabetes tipo 2 e tiver um plano de tratamento baseado em dieta e exercícios. Você também pode não precisar de testes em casa se estiver tomando medicamentos que não estejam associados a níveis baixos de açúcar no sangue.

 

Como é realizado o teste de açúcar no sangue?

Para obter uma amostra, será inserida uma agulha na sua veia para extrair um pouco de sangue. O seu médico irá pedir-lhe para jejuar 12 horas antes do teste de açúcar no sangue em jejum. Você não precisa jejuar antes do teste de hemoglobina glicada (A1C).

 

Diabetes e taxas e exames: testes em casa

Você pode fazer testes de açúcar no sangue em casa com um glicosímetro. Os passos exatos dos testes do medidor de glicose no dedo variam dependendo do tipo de medidor de glicose. Seu aparelho trará as instruções. Veja mais sobre testes em casa clicando aqui.

 

O procedimento envolve picar o dedo e colocar o sangue em uma tira de glicose. A tira geralmente já está inserida na máquina. Seus resultados serão exibidos na tela em 10 a 20 segundos.

 

Monitoramento contínuo de glicose (CGM)

Você pode usar um dispositivo para monitoramento contínuo de glicose (CGM). O sensor de glicose é inserido sob sua pele e lê o açúcar no tecido do corpo continuamente. Ele alerta você sempre que seu nível de açúcar no sangue está muito baixo ou muito alto.

 

O sensor pode durar de vários dias a uma semana antes que você precise substituí-lo. Você ainda precisará verificar seu nível de açúcar no sangue com um medidor duas vezes por dia para calibrar seu CGM.

 

Dispositivos CGM não são tão confiáveis para problemas agudos como identificar níveis baixos de açúcar no sangue. Para obter os resultados mais precisos, você deve usar seu glicosímetro.

 

 

Diabetes e taxas e exames: o que significam os resultados do teste de açúcar no sangue?

Dependendo da sua condição e do momento do seu teste, os seus níveis de açúcar no sangue devem estar dentro dos intervalos de objetivos listados abaixo:

Horário

Sem diabetes

Com diabetes

Em jejum

Entre 70-99 mg/dL

Acima de 100 mg/dL

Antes do almoço, jantar e lanches

Entre 70-99 mg/dL

Acima de 130 mg/dL

Duas horas após a refeição

Abaixo de 140 mg/dL

Acima de 180 mg/dL

 

O seu médico fornecerá um alvo mais específico para os seus níveis de açúcar no sangue, dependendo dos seguintes fatores:

  • história pessoal
  • há quanto tempo você tem diabetes
  • presença de complicações da diabetes
  • idade
  • gravidez
  • saúde geral

 

Acompanhar seus níveis de açúcar no sangue é uma maneira de controlar sua diabetes. Você pode achar útil registrar seus resultados em um diário ou aplicativo. Tendências como níveis contínuos que estão muito altos ou muito baixos podem significar ajustes no seu tratamento para melhores resultados.

 

Diabetes e taxas e exames: resultados de diagnóstico

A tabela abaixo mostra o resultado dos testes de glicemia:

 

 

Normal

Pré-diabetes

Diabetes

Em jejum

Abaixo de 100 mg/dL

Entre 110–125 mg/dL

Maior ou igual a  126 mg/dL

Hemoglobina glicada (A1C)

Abaixo de  5.7

De 5.7 a 6.4

Maior ou igual a  6.5

 

Recomendações

Para controle da diabetes através de uma alimentação saudável, dieta recomendada, receitas, livros gratuitos e outras publicações indicadas para diabéticos visite Produtos Recomendados neste site. para saber mais, clique aqui.

 

Fontes:

banner para 3 passos para controlar a diabetes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *