DIABETES E VISÃO EMBAÇADA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

diabetes e visão embaçada

Diabetes e visão embaçada

Diabetes se refere a uma doença metabólica complexa na qual seu corpo não consegue produzir insulina, não produz insulina suficiente ou simplesmente não pode usá-la eficientemente.

 

Todas as células do seu corpo precisam de açúcar (glicose) como energia. A insulina ajuda a quebrar e fornecer açúcar para as células em todo o corpo.

 

Os níveis de açúcar se acumulam no sangue se você não tiver insulina suficiente para quebrá-lo. Isso é conhecido como hiperglicemia. A hiperglicemia pode afetar negativamente todas as partes do corpo, incluindo os olhos.

 

A visão embaçada é frequentemente um dos primeiros sinais de alerta da diabetes. Sua visão pode estar embaçada porque o líquido está vazando na lente do olho. Isso faz com que a lente inche e mude de forma. Essas mudanças dificultam a concentração dos olhos, então as coisas começam a parecer confusas.

 

Você também pode ter visão turva ao iniciar o tratamento com insulina. Isto é devido à mudança de fluidos, mas geralmente se resolve depois de algumas semanas. Para muitas pessoas, à medida que os níveis de açúcar no sangue se estabilizam, o mesmo acontece com a visão deles.

 

Como a diabetes pode causar uma visão embaçada?

Retinopatia diabética é um termo que descreve distúrbios da retina causados ​​pela diabetes. Alguns desses distúrbios incluem edema macular e retinopatia proliferativa.

 

O edema macular é quando a mácula incha devido ao vazamento de fluido. A mácula é a parte da retina que lhe dá visão central aguda. Outros sintomas do edema macular incluem visão ondulada e alterações de cor.

 

Retinopatia proliferativa é quando os vasos sanguíneos vazam para o centro do olho. A visão embaçada é um dos sinais de que isso está acontecendo. Você também pode experimentar manchas ou moscas volantes ou ter problemas com a visão noturna.

 

A visão embaçada também pode ser um sintoma do glaucoma, uma doença na qual a pressão no olho danifica o nervo óptico. Se você tem diabetes, o risco de glaucoma é o dobro do risco de outros adultos. Outros sintomas do glaucoma podem incluir:

 

  • perda de visão periférica ou visão de túnel
  • halos em volta das luzes
  • vermelhidão dos olhos
  • dor ocular (olho)
  • náusea ou vômito

Você também pode ter uma visão embaçada se estiver desenvolvendo catarata. A catarata faz com que a lente dos olhos fique turva. Pessoas com diabetes tendem a desenvolver catarata em uma idade mais jovem do que outros adultos. Outros sintomas de catarata incluem:

 

  • cores desbotadas
  • visão turva ou embaçada
  • visão dupla, geralmente em apenas um olho
  • sensibilidade à luz
  • brilho ou halos ao redor das luzes
  • visão que não melhora com novos óculos ou uma receita que deve ser mudada com frequência.

 

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 passos para controlar a diabetes

Diabetes e visão embaçada: outras causas

Embora a visão embaçada possa ser resultado de diabetes, há outras razões pelas quais você pode ter uma visão embaçada. Algumas causas comuns incluem:

 

  • olhos secos
  • miopia
  • pressão sanguínea baixa
  • lesão ocular, inflamação ou infecção
  • certos medicamentos prescritos

Se você passar muito tempo na frente de um monitor de computador ou de um dispositivo eletrônico de mão, sua visão ficará embaçada. Isso é chamado de fadiga ocular digital. Seus olhos podem estar sentindo a tensão da iluminação fraca ou o brilho da tela digital.

 

Se você não estiver sentado na distância de visualização adequada, isso pode aumentar o problema. Outros sinais de fadiga ocular digital incluem dor de cabeça, olhos secos e dor no pescoço ou no ombro. Você pode corrigir o problema ajustando seu espaço de trabalho e fazendo pausas frequentes.

 

A visão embaçada também pode ser um sintoma de certos distúrbios do sistema imunológico, como a esclerose múltipla e o lúpus. Tratar a doença pode aliviar os sintomas.

 

Diabetes e visão embaçada: quando ver seu médico 

Se você tem diabetes, corre um risco maior de ter uma variedade de problemas oculares. É importante fazer exames regulares e exames oftalmológicos. Isso deve incluir um exame oftalmológico abrangente, incluindo dilatação, a cada ano.

 

Certifique-se de informar o seu médico sobre todos os seus sintomas, bem como todos os medicamentos que você toma.

 

Visão turva pode ser um problema menor com uma solução rápida, como colírios ou uma nova receita para seus óculos.

 

No entanto, também pode ser indicativo de uma doença ocular grave ou uma condição subjacente que não seja diabetes. É por isso que você deve relatar a visão borrada e outras alterações de visão ao seu médico.

 

Em muitos casos, o tratamento precoce pode corrigir o problema ou impedir que ele se agrave.

 

Por exemplo, se o seu nível de açúcar no sangue estiver fora de controlo, o seu médico pode aconselhá-lo sobre a melhor forma de controlá-lo. No entanto, a causa deve ser determinada antes que seu médico possa recomendar um plano de tratamento.

 

Diabetes e visão embaçada: pergunta e resposta

A visão embaçada é uma emergência quando você tem diabetes? Quais sintomas correspondentes (juntamente com a visão embaçada) precisariam de atenção médica imediata?

 

A visão embaçada pode indicar que sua diabetes não está bem controlada. Você deve consultar seu médico o mais rápido possível. Os sintomas que podem sinalizar uma emergência são pontos negros em sua visão, flashes de luz, buracos em sua visão ou uma visão turva súbita e extrema.

 

Recomendações

Para controle da diabetes através de uma alimentação saudável, livros gratuitos e outras publicações indicadas para diabéticos visite Produtos Recomendados neste site. Para saber mais, clique aqui.

 

Fontes:

 

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 passos para controlar a diabetes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *