DIAGNÓSTICO DE DIABETES TIPO 2: O QUE FAZER AGORA!

diagnóstico de diabetes tipo 2

Diagnóstico de diabetes | Perda de peso | Mudanças dietéticas | Exercício Físico | Medicação | Exames de glicose| Visão geral | Recomendações | Fontes

Diabetes tipo 2 é uma doença crônica na qual o corpo não usa insulina adequadamente e em casos avançados deixa de produzir insulina suficiente. Isso faz com que os níveis de açúcar subam, o que pode levar a outros problemas de saúde.

 

Se você tem diabetes tipo 2, seu médico pode prescrever um ou mais tratamentos para manter os níveis de açúcar nos alvos desejados e reduzir o risco de complicações.

 

Veja aqui os tratamentos e recomendações mais frequentes para pessoas que são recém diagnosticadas com diabetes tipo 2.

 

Diagnóstico de diabetes tipo 2: perda de peso

Em geral, “excesso de peso” é definido como aquele que excede o considerado saudável para uma pessoa.

 

Muitas pessoas que são diagnosticadas com diabetes tipo 2 estão acima do peso. Quando este é o caso, um médico geralmente recomenda a perda de peso como um aspecto importante de um plano de tratamento.

 

A perda de 5 a 10% do peso corporal já pode ser suficiente para ajudar a baixar os níveis de açúcar do sangue. Em geral, isso reduz a necessidade de medicamentos para tratamento da diabetes.

 

Pesquisas relacionadas à perda de peso também associam o sobrepeso com risco de doença cardíaca, que são mais comuns em pessoas com diabetes tipo 2 do que na população em geral.

 

Para promover a perda de peso, você poderá ser encorajado a cortar calorias de lanches e refeições. Exercícios também poderão ser recomendados.

 

Em alguns casos, seu médico pode recomendar uma cirurgia para perda de peso, através da cirurgia metabólica ou bariátrica. 

 

Diagnóstico de diabetes tipo 2: mudanças dietéticas

Seu médico pode recomendar mudanças em sua dieta para ajudar a controlar seus níveis de açúcar no sangue e peso. Comer uma dieta bem equilibrada também é importante para sua saúde geral.

 

Não existe uma abordagem única para uma alimentação saudável com diabetes tipo 2.

 

Em geral, a Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda:

 

  • comer uma grande variedade de alimentos ricos em nutrientes, como cereais integrais, legumes, verduras, frutas, proteínas magras e gorduras saudáveis
  • espaçar uniformemente suas refeições ao longo do dia
  • não pular refeições se você estiver tomando medicamentos que podem fazer com que sua glicose fique muito baixa
  • não comer demais

 

Se você precisar de ajuda para fazer mudanças em sua dieta, converse com seu médico. Eles podem encaminhá-lo para uma nutricionista que pode ajudá-lo a desenvolver um plano de alimentação saudável.

 

Caso você queira obter outras fontes de informações, recomendamos a publicação Como Fazer a Dieta Low-Carb, que é aprovada pelas associações americanas e europeia como efetiva para o controle da glicemia. Para saber mais clique aqui.

banner 3 passos para controlar a diabetes
Clique para saber mais

Diagnóstico de diabetes tipo 2: exercício físico

Seu médico pode incentivá-lo a se exercitar mais para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e o peso, bem como minimizar o risco de complicações da diabetes tipo 2.

 

De acordo com a ADA, a maioria dos adultos com diabetes tipo 2 deve:

 

  • fazer pelo menos 150 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada a vigorosa por semana, distribuídos por vários dias
  • completar duas a três sessões de exercícios de resistência ou treinamento de força por semana, distribuídas em dias não consecutivos
  • tentar limitar o tempo gasto em comportamentos sedentários
  • tentar não passar mais de dois dias seguidos sem atividade física

 

Dependendo da sua saúde, seu médico pode incentivá-lo a definir diferentes metas de atividade física. Em alguns casos, eles podem aconselhá-lo a evitar certas atividades.

 

Para ajudá-lo a desenvolver um plano de exercícios que seja seguro para você, seu médico poderá encaminhá-lo a um fisioterapeuta.

 

Diagnóstico de diabetes tipo 2: medicação

Você pode mudar seu nível de açúcar apenas com alterações no seu estilo de vida.

 

Mas com o tempo, muitas pessoas com diabetes tipo 2 precisarão de medicação para controlar a doença.

 

A partir do histórico de saúde e das necessidades individuais, o médico pode prescrever um ou mais dos seguintes medicamentos:

 

  • medicamentos orais
  • insulina, que pode ser injetada ou inalada
  • Outras drogas injetáveis, como um agonista do receptor de GLP-1 ou análogo de amilina

 

Na maioria dos casos, seu médico iniciará prescrevendo uma medicação oral, como por exemplo metformina. Com o tempo, você pode precisar adicionar insulina ou outros medicamentos injetáveis ​​ao seu plano de tratamento.

 

Para saber mais sobre os seus tipos de medicação, fale com seu médico. Ele pode ajudá-lo a saber sobre os benefícios e riscos de diferentes medicamentos.

 

Diagnóstico de diabetes tipo 2: exames de glicose

O principal objetivo do tratamento da diabetes é manter o nível de açúcar no sangue na faixa alvo.

 

O seu açúcar não pode subir ou descer muito, pois isso pode causar problemas de saúde.

 

Para ajudar a monitorar seus níveis de açúcar no sangue, seu médico irá solicitar exames de sangue regularmente. Eles podem usar um teste conhecido como teste A1C ou hemoglobina glicada para avaliar seus níveis médios de açúcar no sangue nos últimos meses.

 

Eles também podem aconselhá-lo a verificar seus níveis de açúcar no sangue regularmente em casa.

 

Para verificar o açúcar no sangue em casa, você pode picar a ponta do dedo e testar o sangue com um monitor de glicose no sangue. Ou, você pode investir em um monitor contínuo de glicose, que monitora continuamente os níveis de açúcar no sangue usando um pequeno sensor inserido sob a pele.

 

Visão geral

Para controlar a diabetes tipo 2, seu médico pode incentivá-lo a fazer alterações em sua dieta, rotina de exercícios ou outros hábitos de vida. Eles podem prescrever um ou mais medicamentos. Eles também pedirão para você realizar medições regulares em casa e exames de sangue.

 

Se você notar alterações nos seus sintomas ou nos níveis de açúcar no sangue, informe o seu médico imediatamente. Diabetes tipo 2 pode mudar com o tempo. Seu médico poderá ajustar seu plano de tratamento para atender as suas necessidades de acordo com a evolução da diabetes.

 

Recomendações

Para controle da diabetes através de uma alimentação saudável, dieta recomendada, receitas, livros gratuitos e outras publicações indicadas para diabéticos visite Produtos Recomendados neste site. Para saber mais, clique aqui.

 

Fontes:

 

banner 3 passos para controlar a diabetes
Clique para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *