EXAMES PARA DIABETES

exames para diabetes

Quem deve fazer exames para diabetes | Exames de sangue | Exames de urina | Exames para diabetes gestacional 

O que é diabetes?

Diabetes é uma condição que afeta a capacidade do organismo de produzir ou usar insulina. A insulina ajuda o corpo a usar o açúcar no sangue como energia. Diabetes resulta em açúcar no sangue que sobe para níveis anormalmente elevados.

 

Com o tempo, a diabetes resulta em danos nos vasos sanguíneos e nos nervos, causando uma variedade de sintomas, incluindo:

 

  • dificuldade em ver
  • formigamento e dormência nas mãos e pés
  • aumento do risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral

Um diagnóstico precoce significa que você pode iniciar o tratamento e tomar medidas para um estilo de vida mais saudável.

Quem deve se submeter aos exames para diabetes?

Em seus estágios iniciais, a diabetes pode ou não apresentar sintomas aparentes. Você deve fazer os exames para diabetes se tiver algum dos primeiros sintomas que às vezes ocorrem, incluindo:

 

  • ter muita sede
  • sentir-se cansado o tempo todo
  • sentir muita fome, mesmo depois de comer
  • ter visão embaçada
  • urinar com mais frequência do que o habitual
  • ter feridas ou cortes que não cicatrizam

Algumas pessoas devem fazer exames para diabetes, mesmo que não estejam apresentando sintomas. Recomenda-se que você passe por um teste de diabetes se estiver com sobrepeso (índice de massa corporal maior que 25) e se enquadre em qualquer uma das seguintes categorias:

 

  • Você é de uma etnia de alto risco (afro-brasileira, latina, asiática-brasileira, entre outras).
  • Você tem pressão alta, triglicerídeos altos, colesterol HDL baixo ou doença cardíaca.
  • Você tem uma história familiar de diabetes.
  • Você tem um histórico pessoal de níveis anormais de açúcar no sangue ou sinais de resistência à insulina.
  • Você não se envolve em atividade física regular.
  • Você é uma mulher com história de síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou diabetes gestacional.

É recomendado que você faça um exame para diabetes inicial de glicemia se você tiver mais de 45 anos. Isso ajuda a estabelecer a linha de base para os níveis de açúcar no sangue. Como o risco de diabetes aumenta com a idade, o teste pode ajudá-lo a identificar suas chances de desenvolvê-lo.

exame de sangue para diabetes

Exames de sangue para diabetes

Teste de A1c

O exame de sangue permite que um médico determine os níveis de açúcar no sangue no corpo. O teste de A1c é um dos mais comuns porque seus resultados estimam os níveis de açúcar no sangue ao longo do tempo, e você não precisa jejuar.

 

O teste também é conhecido como exame de hemoglobina glicada. Mede a quantidade de glicose que se ligou às células vermelhas do sangue em seu corpo nos últimos dois a três meses.

 

Como os glóbulos vermelhos têm uma vida útil de cerca de três meses, o A1c testa seu nível médio de açúcar no sangue por cerca de três meses. O teste requer apenas uma pequena quantidade de sangue. Os resultados são medidos em uma porcentagem:

 

  • Resultados de menos de 5,7% são normais.
  • Resultados entre 5,7 e 6,4 por cento indicam pré-diabetes.
  • Resultados iguais ou superiores a 6,5 ​​por cento indicam diabetes.

Algumas pessoas podem ter resultados variados usando o teste A1c. Isso inclui mulheres grávidas ou pessoas com uma variante especial de hemoglobina que torna os resultados do teste imprecisos. Seu médico pode sugerir exames alternativos de diabetes nessas circunstâncias.

 

Exame aleatório de açúcar no sangue

Um teste aleatório de glicemia envolve retirar sangue a qualquer momento, não importa quando você comeu pela última vez. Resultados iguais ou superiores a 200 miligramas por decilitro (mg / dL) indicam diabetes.

 

Teste de açúcar no sangue em jejum

Testes de açúcar no sangue em jejum envolvem ter seu sangue retirado depois de jejuar durante a noite, o que geralmente significa não comer por 8 a 12 horas:

 

  • Resultados inferiores a 100 mg / dL são normais.
  • Resultados entre 100 e 125 mg / dL indicam pré-diabetes.
  • Resultados iguais ou superiores a 126 mg / dL após dois testes indicarem diabetes.

 

Exame oral de tolerância à glicose

O teste de glicose oral (OGTT) ocorre ao longo de duas horas. Seu açúcar no sangue é testado inicialmente e, então, você recebe uma bebida açucarada. Depois de duas horas, seus níveis de açúcar no sangue são testados novamente:

 

  • Resultados inferiores a 140 mg / dL são normais.
  • Resultados entre 140 e 199 mg / dL indicam pré-diabetes.
  • Resultados iguais ou superiores a 200 mg / dL indicam diabetes.
Banner para produtos indicados e livros digitais gratuitos

Exame de urina para diabetes

Testes de urina nem sempre são usados ​​para diagnosticar diabetes. Os médicos costumam usá-los se eles acham que você pode ter diabetes tipo 1. O corpo produz corpos cetônicos quando o tecido adiposo é usado para energia, em vez de açúcar no sangue. Os laboratórios podem testar a urina para esses corpos cetônicos.

 

Se corpos cetônicos estiverem presentes em quantidades moderadas a grandes na urina, isso pode indicar que seu corpo não está produzindo insulina suficiente.

 

 

Exames de diabetes gestacional

Diabetes gestacional pode ocorrer quando uma mulher está grávida. As mulheres com fatores de risco devem ser testadas para diabetes em sua primeira visita para ver se eles já têm diabetes. Diabetes gestacional acontece no segundo e terceiro trimestres de gravidez.

 

Os médicos podem usar dois tipos de testes para diagnosticar diabetes gestacional.

 

O primeiro é um teste inicial de desafio de glicose. Este teste envolve beber uma solução de xarope de glicose. O sangue é retirado após uma hora para medir os níveis de açúcar no sangue. Um resultado de 130 a 140 mg / dL ou menos é considerado normal. Uma leitura acima do usual indica a necessidade de mais testes.

 

O teste de tolerância à glicose subsequente envolve não comer nada durante a noite. Um nível inicial de açúcar no sangue é medido. A mãe grávida bebe uma solução com alto teor de açúcar. O açúcar no sangue é então verificado de hora em hora por três horas. Se uma mulher tem duas ou mais leituras acima do usual, os resultados indicam diabetes gestacional.

 

O segundo teste envolve fazer um teste de tolerância à glicose de duas horas, semelhante ao descrito acima. Um valor fora da faixa seria diagnóstico para diabetes gestacional usando este teste.

 

Saiba Mais

Para saber mais sobre os padrões brasileiros para diagnóstico de diabetes, leia este artigo da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Banner para produtos indicados e livros digitais gratuitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *