MITOS SOBRE DIABETES: NÃO CAIA NESSA!

mitos sobre diabetes

Índice do Artigo

Mitos sobre diabetes | Açúcar | Bebidas | Gravidade | Alimentação | Quantos carboidratos | Doces e chocolates | Contágio | Resfriados | Insulina | Frutas | Recomendações | Fontes

Em nome dos milhões que vivem com ou estão em risco de diabetes, estamos comprometidos em ajudá-lo a entender essa doença crônica. Ajude-nos a esclarecer tudo e a educar o mundo sobre diabetes e seus fatores de risco, compartilhando as perguntas e respostas mais comuns abaixo.

 

Mitos sobre diabetes: se você está com sobrepeso, você necessariamente desenvolverá diabetes tipo 2?

 

Estar acima do peso é um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes, mas outros fatores de risco, como nível de atividade física, histórico familiar, etnia e idade também desempenham um papel importante. Infelizmente, muitas pessoas pensam que o peso é o único fator de risco para diabetes tipo 2, mas muitas pessoas com diabetes tipo 2 estão com um peso normal ou apenas moderadamente acima do peso.

 

A diabetes é causada pelo consumo de açúcar?

 

Uma dieta rica em calorias de qualquer fonte (incluindo açúcar) contribui para o ganho de peso e ganho de peso aumenta o risco de diabetes tipo 2. A diabetes tipo 1 é causada por fatores genéticos e desconhecidos que desencadeiam o início da doença. Diabetes tipo 2 não é causada por açúcar, mas por fatores genéticos e de estilo de vida.

 

Mitos sobre diabetes: bebidas açucaradas causam diabetes?

 

Uma pesquisa demostrou que beber bebidas açucaradas está ligado a diabetes tipo 2. A Associação Americana de Diabetes recomenda que as pessoas evitem beber bebidas adoçadas com açúcar para ajudar a prevenir a diabetes tipo 2.

 

As bebidas açucaradas também aumentam a glicemia (também chamada de açúcar no sangue) e podem fornecer várias centenas de calorias em apenas uma porção. Apenas uma lata de refrigerante regular tem cerca de 150 calorias e 40 gramas de carboidratos. Esta é a mesma quantidade de carboidrato do que 10 colheres de chá de açúcar!

 

Bebidas açucaradas incluem bebidas como:

 

  • Refrigerante regular
  • Bebidas de frutas
  • Bebidas energéticas
  • Bebidas esportivas
  • Chá doce
  • Outras bebidas açucaradas

 

A diabetes é uma doença grave?

 

A diabetes causa mais mortes por ano do que o câncer de mama e a AIDS combinados, e ter diabetes quase dobra sua chance de ter um ataque cardíaco. A boa notícia é que o controle da diabetes pode reduzir o risco de complicações.

 

Mitos sobre diabetes: as pessoas com diabetes precisam comer alimentos especiais?

 

Um plano alimentar saudável para pessoas com diabetes é geralmente o mesmo que uma alimentação saudável para qualquer pessoa – pobre em gordura saturada, moderada em sal e açúcar, com refeições baseadas em proteína magra, vegetais sem amido, grãos integrais, gorduras saudáveis ​​e frutas.

 

Alimentos que dizem que são mais saudáveis ​​para pessoas com diabetes geralmente não oferecem nenhum benefício especial. A maioria ainda aumenta os níveis de glicose no sangue, são mais caros e também pode ter um efeito laxante se contiver álcoois de açúcar.

 

Se você tem diabetes, você só precisa ingerir menores quantidades de alimentos ricos em amido, como pão, batata e macarrão?

 

Os alimentos ricos em amido podem fazer parte de um plano alimentar saudável, mas o tamanho da porção é fundamental. Pães, cereais, massas, arroz (as opções de grãos integrais são melhores), e vegetais ricos em amido, como batata, inhame,  e milho, podem ser incluídos em suas refeições e lanches com moderação.

 

Quanto carboidrato uma pessoa com diabetes pode comer?

 

A quantidade de carboidratos que você precisa irá variar de acordo com muitos fatores. Você e seu médico ou nutricionista podem descobrir a quantia certa para você. Uma vez que você saiba quanto carboidrato pode comer, escolha suas refeições e o tamanho das porções de acordo com o especificado.

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 passos para controlar a diabetes

Mitos sobre diabetes: pessoas com diabetes não podem comer doces ou chocolate?

 

Se consumido como parte de um plano alimentar saudável, ou combinado com exercícios, doces e sobremesas podem ser consumidos por pessoas com diabetes. Eles não estão mais “fora dos limites” para pessoas com diabetes do que para pessoas sem diabetes. A chave para doces é ter uma porção muito pequena e guardá-los para ocasiões especiais, para que você concentre suas refeições em alimentos mais saudáveis.

 

Mitos sobre diabetes: você pode pegar diabetes de outra pessoa?

 

Não. Embora não saibamos exatamente por que algumas pessoas desenvolvem diabetes e outras não, sabemos que a diabetes não é contagiosa. Não pode ser apanhada como um resfriado ou gripe. Parece haver alguma ligação genética na diabetes, particularmente na diabetes tipo 2.

 

As pessoas com diabetes têm mais probabilidade de sofrer resfriados e outras doenças?

 

Você não tem mais chances de pegar um resfriado ou outra doença se tiver diabetes. Pessoas com diabetes são aconselhadas a receber vacinas contra a gripe. Isso ocorre porque qualquer doença pode tornar a diabetes mais difícil de controlar, e as pessoas com diabetes que contraem a gripe têm mais probabilidade do que outras de desenvolver complicações sérias.

 

Mitos sobre diabetes: se você tem diabetes tipo 2 e seu médico diz que você precisa começar a usar insulina, isso significa que você está deixando de cuidar da sua diabetes adequadamente?

 

Usar insulina para obter níveis de glicose no sangue em um nível saudável é uma coisa boa, não uma má opção. Para a maioria das pessoas, a diabetes tipo 2 é uma doença progressiva. Quando diagnosticada pela primeira vez, muitas pessoas com diabetes tipo 2 podem manter a glicose sanguínea em um nível saudável com uma combinação de planejamento alimentar, atividade física e uso de medicações orais. Mas, com o passar do tempo, o corpo gradualmente produz menos e menos insulina, e os medicamentos orais podem não ser suficientes para manter os níveis de glicose no sangue em uma faixa saudável.

 

A fruta é uma comida saudável, então é bom comer o quanto quiser?

 

Como os frutos contêm carboidratos, eles aumentam a glicose no sangue e isso precisa ser levado em consideração no planejamento das refeições. Ainda assim, a fruta é um alimento saudável que contém fibras e muitas vitaminas e minerais, por isso converse com seu nutricionista sobre a quantidade, frequência e tipos de frutas que você deve ingerir. Veja mais aqui sobre diabetes e frutas.

 

Mitos sobre diabetes: diabetes não é uma doença grave?

 

Diabetes é uma doença grave e crônica. Na verdade, duas em cada três pessoas com diabetes morrerão de episódios cardiovasculares, como um ataque cardíaco ou derrame. No entanto, a diabetes pode ser controlada com medicamentos adequados e mudanças no estilo de vida.

 

Se você estiver com excesso de peso, automaticamente terá diabetes tipo 2?

 

Estar acima do peso ou obeso é um fator de risco sério, mas há outros fatores que o colocam em um risco maior. Ter um histórico familiar de diabetes, ter pressão alta ou ser sedentário são apenas alguns desses outros fatores.

 

Mitos sobre diabetes: exercitar-se quando se tem diabetes só aumenta as chances de ter baixo nível de açúcar no sangue?

 

Não pense que só porque você tem diabetes, você pode pular o seu treino! O exercício é crucial para controlar a diabetes. Se você usa insulina ou um medicamento que aumenta a produção de insulina no corpo, precisa equilibrar o exercício com sua medicação e sua dieta. Converse com seu médico sobre como criar um programa de exercícios adequado para você e seu corpo.

 

A insulina irá prejudicar-me?

 

A insulina é um salva-vidas, mas também é difícil de administrar para algumas pessoas. A insulina permite um controle muito mais rigoroso do açúcar no sangue, com menor risco de glicose baixa ou alta. Testar seus níveis de açúcar no sangue, no entanto, é a única maneira de saber como o plano de tratamento está funcionando para você.

 

Ter diabetes significa que seu corpo não está produzindo insulina suficiente?

 

Pessoas com diabetes tipo 2 normalmente têm insulina suficiente quando são diagnosticadas pela primeira vez. A insulina simplesmente não está funcionando corretamente. Isso significa que a insulina não faz com que as células absorvam glicose dos alimentos. Eventualmente o pâncreas pode parar de produzir insulina suficiente, então serão necessárias injeções de insulina.

 

Aqueles com pré-diabetes geralmente produzem insulina suficiente, mas as células do corpo são resistentes a ela. Isso significa que o açúcar não pode passar do sangue para as células. Com o tempo, o pâncreas é incapaz de produzir insulina suficiente para manter os níveis de açúcar no sangue dentro da faixa normal. Isso pode fazer com que você progrida de pré-diabetes para diabetes tipo 2.

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 passos para controlar a diabetes

Mitos sobre diabetes: diabetes significa que tomarei injeções todos os dias?

 

Enquanto medicamentos injetáveis ​​requerem injeções, existem muitos outros tratamentos disponíveis. Estes incluem canetas de insulina, medidores de açúcar no sangue e medicamentos orais que não exigem injeções.

 

Eu sempre sei quando meu açúcar está alto ou baixo, então não preciso testá-lo ou preciso?

 

Você não pode confiar em como está se sentindo quando se trata do seu nível de açúcar no sangue. Você pode sentir-se trêmulo ou tonto porque seu nível de açúcar no sangue está baixo, ou você pode estar com um resfriado ou gripe. Você pode urinar muito porque sua glicose é alta ou porque você tem uma infecção da bexiga. Quanto mais tempo você estiver com diabetes, menos precisos esses sentimentos se tornam. A única maneira de saber com certeza é verificar o nível de açúcar no sangue.

 

Mitos sobre diabetes: tomar insulina significa que você não precisa fazer nenhuma mudança no estilo de vida?

 

Quando você é diagnosticado pela primeira vez, o açúcar no sangue pode ser controlado usualmente por dieta, exercícios e medicamentos orais. Eventualmente, no entanto, os seus medicamentos podem não ser tão eficazes como eram e provavelmente necessitará de injeções de insulina para ajudar a controlar os seus níveis de açúcar no sangue. Gerenciar sua dieta e exercícios com insulina é muito importante para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue em sua faixa alvo e para ajudar a evitar complicações.

Recomendações

Para controle da diabetes através de uma alimentação saudável, livros gratuitos e outras publicações indicadas para diabéticos visite Produtos Recomendados neste site. Para saber mais, clique aqui.

 

Fontes:

http://www.cdc.gov/features/diabetesfactsheet/

http://www.diabetes.org/diabetes-basics/diabetes-myths

https://www.diabetes.co.uk/diabetes-myths.html

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 passos para controlar a diabetes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *