O QUE CAUSA A DIABETES?

o que causa diabetes e alta glicemia

Insulina | Histórico familiar | Gravidez | Idade | Obesidade | Dieta pobre | Sedentarismo | Condições hormonais

Fatores de risco para diabetes

Diabetes é uma doença crônica que ocorre porque o corpo é incapaz de usar o açúcar no sangue (glicose) corretamente. A causa exata deste mau funcionamento é desconhecida, mas fatores genéticos e ambientais desempenham um papel. Fatores de risco para diabetes incluem obesidade e altos níveis de colesterol. Algumas causas específicas são discutidas abaixo.

 

Insulina

Falta de produção de insulina causa diabetes

Esta é principalmente a causa da diabetes tipo 1. Ocorre quando as células produtoras de insulina são danificadas ou destruídas e param de produzir insulina. A insulina é necessária para transportar o açúcar do sangue para as células por todo o corpo. A deficiência resultante de insulina deixa muito açúcar no sangue e não é suficiente nas células para energia.

 

Resistência à insulina

Isso é específico para diabetes tipo 2. Ocorre quando a insulina é produzida normalmente no pâncreas, mas o corpo ainda é incapaz de transportar a glicose para as células como combustível. No início, o pâncreas cria mais insulina para superar a resistência do corpo. Eventualmente, as células se desgastam. Nesse ponto, o corpo retarda a produção de insulina, deixando muita glicose no sangue. Isso é conhecido como pré-diabetes. Uma pessoa com pré-diabetes tem um nível de açúcar no sangue maior que o normal, mas não alto o suficiente para o diagnóstico de diabetes. A menos que testada, a pessoa pode não estar ciente, pois não há sintomas claros. A diabetes tipo 2 ocorre quando a produção de insulina continua diminuindo e a resistência aumenta.

 

Genes e histórico familiar causam diabetes

Genética desempenha um papel determinante na probabilidade de desenvolver algum tipo de diabetes. Os pesquisadores não entendem completamente o papel da genética no desenvolvimento da diabetes. As estatísticas mostram que, se você tem um pai ou um irmão com diabetes, suas chances de desenvolvê-la aumentam.

 

Embora a pesquisa não seja conclusiva, alguns grupos étnicos parecem ter uma taxa maior de diabetes. Isso é verdade para:

 

  • Afro-descendetes
  • Asiático-descendentes
  • Hispânicos

Condições genéticas como fibrose cística e hemocromatose podem danificar o pâncreas, levando a uma maior probabilidade de desenvolver diabetes.

 

Formas monogênicas de diabetes resultam de mutações genéticas únicas. Formas monogênicas de diabetes são raras, representando apenas 1 a 5 por cento de todos os casos de diabetes encontrados em jovens.

Banner para produtos indicados e livros digitais gratuitos

Diabetes gestacional

Uma pequena porcentagem das gestantes pode desenvolver diabetes gestacional. Acredita-se que os hormônios desenvolvidos na placenta interfiram na resposta à insulina do corpo. Isso leva à resistência à insulina e altos níveis de glicose no sangue.

 

As mulheres que desenvolvem diabetes gestacional durante a gravidez estão em maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida. As mulheres que dão à luz a um bebê que pesa mais de 4 quilos também correm maior risco.

 

Idade

O risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta com a idade. Seu risco aumenta depois dos 45 anos em particular. No entanto, a incidência de diabetes tipo 2 está aumentando dramaticamente entre crianças, adolescentes e adultos jovens. Os fatores prováveis ​​incluem redução do exercício, diminuição da massa muscular e ganho de peso com a idade.

 

Obesidade causa diabetes

O excesso de gordura corporal pode causar resistência à insulina. Tecido adiposo pode causar inflamação que pode levar à resistência à insulina. Mas muitas pessoas com excesso de peso nunca desenvolvem diabetes, e mais pesquisas são necessárias sobre a relação entre obesidade e diabetes.

 

 

Dieta pobre

A má nutrição pode contribuir para a diabetes tipo 2. Uma dieta rica em calorias, gorduras e colesterol aumenta a resistência do organismo à insulina.

 

Dicas de dieta para diabetes tipo 1 »

 

 

Exercícios previnem a diabetes tipo 2

Falta de exercícios pode causar diabetes

O exercício faz com que o tecido muscular responda melhor à insulina. É por isso que o exercício aeróbico regular e o treinamento de resistência podem reduzir o risco de diabetes. Converse com seu médico sobre um plano de exercícios que seja seguro para você.

 

Condições hormonais

Embora raras, certas condições hormonais também podem levar à diabetes. As seguintes condições podem causar resistência à insulina:

 

  • Síndrome de Cushing: A síndrome de Cushing causa altos níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse no sangue. Isso aumenta os níveis de glicose no sangue e pode causar diabetes.
  • Acromegalia: Acromegalia resulta quando o corpo produz muito hormônio de crescimento. Isso pode levar ao ganho de peso excessivo e diabetes se não for tratada.
  • Hipertireoidismo: O hipertireoidismo ocorre quando a glândula tireoide produz muito hormônio tireoidiano. Diabetes é uma das possíveis complicações desta condição.

 

Saiba mais

Mais informações sobre as causas da diabetes podem ser obtidas no site da Comunidade Britânica de Diabetes, neste artigo.

Banner para produtos indicados e livros digitais gratuitos

2 thoughts on “O QUE CAUSA A DIABETES?

  1. tomo 02 glifage por dia .Eu nao tinha diabets. Entretanto de 06 meses pra ca, assustei, minha taxa deglicemia subiu. Nao tenho comido doce , uso adocante. O que pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *