DIABETES GESTACIONAL: SINTOMAS, RISCOS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO

diabetes gestacional

A diabetes gestacional é uma condição temporária que pode ocorrer durante a gravidez. Se você tem diabetes gestacional, significa que você tem níveis mais altos de açúcar no sangue do que o normal durante a gravidez.

 

Diabetes na gestação afeta cerca de 2 a 10 por cento das gestações, de acordo com o Centros para Controle e Prevenção de Doenças.

 

Se você tem diabetes gestacional, é importante ser tratada rapidamente, pois pode causar problemas tanto para a sua saúde quanto para o bebê.

 

As causas do diabetes gestacional não são totalmente compreendidas e não podem ser totalmente evitadas. Mas você pode diminuir seu risco de desenvolvê-la. Continue lendo para saber mais sobre essa condição e o que você pode fazer para diminuir seu risco.

 

Quais são os fatores de risco para diabetes gestacional?

A diabetes gestacional está associada a uma variedade de fatores de risco, incluindo:

  • ter mais de 25 anos
  • estar acima do peso
  • ter um parente próximo com diabetes tipo 2
  • ter condições que causam resistência à insulina, como a síndrome do ovário poliquístico (SOP) e o distúrbio da pele, a acantose nigricante
  • ter pressão alta antes da gravidez
  • ter tido diabetes gestacional durante uma gravidez anterior
  • ganhar muito peso durante a gravidez atual ou uma anterior
  • tomar glucocorticóides
  • estar grávida de múltiplos, como gêmeos ou trigêmeos

 

Alguns grupos étnicos também correm maior risco de desenvolver diabetes gestacional, incluindo:

  • Afrodescendentes
  • Asiático-descendentes

Como posso diminuir meu risco de diabetes gestacional?

A melhor maneira de diminuir o risco de diabetes durante a gestação é manter-se saudável e preparar o corpo para a gravidez.

 

Se você está acima do peso, pode seguir os seguintes passos para se preparar para a gravidez:

  • Trabalhe para melhorar sua dieta e comer alimentos saudáveis.
  • Estabelecer uma rotina de exercícios regulares.
  • Considere a perda de peso.

 

Converse com seu médico sobre a melhor maneira de perder peso, pois até mesmo alguns quilos podem fazer a diferença no seu nível de risco para a diabetes gestacional.

 

Se você está inativa, independentemente de estar ou não acima do peso, também deve trabalhar em atividades físicas regulares pelo menos três vezes por semana. Exercite-se moderadamente por pelo menos 30 minutos de cada vez. Adote uma dieta saudável que se concentre em vegetais, frutas e grãos integrais.

 

Quando estiver grávida, não tente perder peso, a menos que seu médico recomende. Aprenda a perder peso com segurança se estiver obesa e grávida.

 

Se você teve diabetes gestacional durante uma gravidez anterior e está planejando engravidar novamente, informe o seu médico. Eles realizarão a triagem inicial para identificar seus fatores de risco e garantir que você tenha uma gravidez saudável.

 

banner 3 passos para controlar a diabetes
3 Passos para Controlar a Diabetes

Qual é a conexão entre diabetes gestacional e insulina?

Todos os tipos de diabetes estão relacionados ao hormônio insulina, que regula a quantidade de glicose no sangue, permitindo que o açúcar se mova do sangue para as células.

 

Insulina insuficiente ou uso ineficaz de insulina pelas células do seu corpo leva a altos níveis de glicose no sangue. À medida que você ganha peso, seu corpo usa insulina com menos eficácia, por isso precisa produzir mais para regular o açúcar no sangue.

 

Além disso, quando você está grávida, sua placenta produz hormônios bloqueadores de insulina. Isso faz com que o açúcar fique em seu sangue por mais tempo depois de uma refeição. Seu bebê recebe nutrientes do sangue, por isso é benéfico durante a gravidez que os nutrientes estejam no sangue por mais tempo para que o bebê possa acessá-los. Um certo nível de resistência à insulina é normal durante a gravidez.

 

Seus níveis de glicose podem ficar muito altos durante a gravidez se:

  • você já era resistente à insulina antes de engravidar
  • seus níveis de glicose no sangue já estavam altos antes de engravidar
  • você tem condições que a colocam em maior risco de se tornar resistente à insulina

 

Se os seus níveis de glicose se tornarem muito altos, você será diagnosticada com diabetes gestacional.

 

banner 3 passos para controlar a diabetes
3 Passos para Controlar a Diabetes

Quais são os sintomas da diabetes gestacional?

Geralmente, você não experimentará nenhum sintoma perceptível de diabetes na gestação. Algumas mulheres podem apresentar sintomas leves, como:

  • fadiga
  • sede excessiva
  • aumento da urgência e frequência urinária
  • ronco
  • aumento no ganho de peso

 

No entanto, diabetes gestacional pode aumentar o risco de outras condições.

 

Um dos mais graves é a pré-eclâmpsia, que causa pressão alta e pode ser fatal se não tratada rapidamente.

 

A diabetes gestacional também está associada à macrossomia, uma condição na qual seu bebê cresce muito. A macrossomia está associada a um risco maior para uma cesárea de emergência.

 

A diabetes gestacional também pode levar o bebê a apresentar baixa glicose no sangue ao nascer.

Nos casos de diabetes gestacional mal controlada, o bebê tem risco aumentado de morte fetal.

 

Como a diabetes gestacional é diagnosticada?

Como a diabetes gestacional normalmente não apresenta sintomas, é diagnosticada por um exame de sangue. O seu médico irá pedir um teste de rastreio da diabetes gestacional durante o segundo trimestre. Se você tiver certos fatores de risco, o teste poderá ser feito ainda no primeiro trimestre.

 

A triagem pode ser feita de duas maneiras. O primeiro é chamado de teste de desafio de glicose. Durante o teste, você beberá uma solução açucarada e fará uma coleta de sangue uma hora depois. Você não precisa estar em jejum para este teste. Se este resultado for elevado, você terá que fazer um teste de glicose de três horas.

 

A segunda opção de teste é um teste de tolerância à glicose. Durante este teste, você terá que estar em jejum e coletar sangue. Então você irá beber uma solução açucarada e ter sua glicose no sangue verificada uma hora e duas horas após. Se um desses resultados for elevado, haverá o  diagnóstico de diabetes gestacional.

 

Como a diabetes gestacional é tratada?

Muitas mulheres são capazes de controlar a diabetes gestacional através de dieta e exercícios, o que pode ser muito eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue.

 

Você precisará prestar atenção especial à sua ingestão de carboidratos e ao tamanho das suas porções. Também é importante evitar comer e beber certos itens, incluindo álcool, alimentos processados ​​e amidos, como batatas brancas e arroz branco. Confira esta lista de alimentos para mais dicas sobre o que você pode e não pode comer se tiver diabetes gestacional.

 

Seu médico irá recomendar um plano de refeições e um cronograma de exercícios. Exercícios que são seguros para realizar durante a gravidez incluem:

  • pilates
  • ioga
  • caminhada
  • natação
  • corrida
  • musculação

 

Você também precisará monitorar seus níveis de açúcar no sangue para garantir que sua glicose não esteja muito alta.

 

Se a dieta e os exercícios, por si só, não forem eficazes, pode ser necessário tomar insulina também.

 

Com que frequência meus níveis de açúcar no sangue serão testados?

O seu médico irá testar os seus níveis de açúcar no sangue regularmente durante o resto da sua gravidez, e você terá de testar os seus níveis diariamente em casa.

 

Para fazer isso, você usará uma pequena agulha para tirar uma amostra de sangue do seu dedo, que você colocará em uma tira de teste em um medidor de glicose no sangue. O seu médico dir-lhe-á qual o alcance numérico que deve procurar. Se sua glicose estiver muito alta, chame seu médico imediatamente.

 

Além de testar em casa, você visitará seu médico com mais frequência se tiver diabetes gestacional. Seu médico provavelmente vai querer testar seus níveis de glicose uma vez por mês para confirmar suas leituras em casa.

 

De que outra forma a diabetes gestacional afeta minha gravidez?

Você pode ter de fazer  ultrassonografias mais frequentes para monitorar o crescimento do seu bebê. Seu médico pode fazer um teste sem estresse para garantir que a frequência cardíaca do seu bebê aumente quando ele estiver ativo.

 

O seu médico também pode recomendar indução, se o trabalho de parto não começar na data limite prevista. Isso ocorre porque o parto atrasado pode aumentar os riscos quando se tem diabetes gestacional.

 

Qual é a perspectiva para a diabetes gestacional?

A diabetes gestacional geralmente desaparece sozinha depois que você dá à luz. O seu médico irá testar os seus níveis de açúcar no sangue 6 a 12 semanas após o parto, para se certificar de que os seus níveis voltaram ao normal. Se não, você pode ter diabetes tipo 2.

 

Mesmo que o açúcar no sangue volte ao normal depois de o bebê nascer, a diabetes gestacional aumenta o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2 mais tarde. Você deve fazer o teste a cada 3 anos para se certificar de que seus níveis de glicose no sangue são normais.

 

Se você tiver diabetes gestacional, seu bebê também estará em maior risco de ficar com sobrepeso ou de desenvolver diabetes tipo 2 quando estiver mais velho. Você pode diminuir esse risco:

  • amamentando
  • ensinando a seus filhos hábitos alimentares saudáveis ​​desde a tenra idade
  • incentivar o seu filho a ser fisicamente ativo durante toda a sua vida

Fontes

banner 3 passos para controlar a diabetes
3 Passos para Controlar a Diabetes

Pergunta & Resposta

P: Comer alimentos açucarados durante minha gravidez aumenta meu risco de diabetes gestacional?

 

R: Comer alimentos açucarados não aumentará o risco de diabetes gestacional. Se você for diagnosticada com diabetes gestacional, será importante gerenciar a ingestão de carboidratos para melhor administrar seus níveis de açúcar no sangue. Isso inclui a gestão do consumo de alimentos açucarados. Alguns desses alimentos, como refrigerantes e sucos, digerem mais rapidamente que outros alimentos ricos em carboidratos que contêm fibras, e podem aumentar os níveis de açúcar no sangue, especialmente se forem consumidos isoladamente. Fale com um nutricionista se você for diagnosticada com diabetes gestacional para ter certeza de que está administrando sua dieta adequadamente.

 

Recomendações

Para controle da diabetes através de uma alimentação saudável, dieta recomendada, receitas, livros gratuitos e outras publicações indicadas para diabéticos visite Produtos Recomendados em https://controledadiabetes.com.br/produtos-indicados/Clique aqui para saber mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *