REDUZIR A GLICOSE NATURALMENTE

glicosímetro usado para media a glicose

Exercícios | Carboidratos | Fibras | Água | Quantidade de comida | Alimentos | Estresse | Monitoramento | Sono | Cromo e magnésio | Vinagre de maçã | Canela | Berberina | Feno-grego | Peso | Observação importante

Veja aqui como reduzir a glicose naturalmente em 15 sugestões simples e diretas.

 

Açúcar elevado no sangue ocorre quando o corpo não consegue transportar açúcar do sangue para as células.

 

Quando não tratado, isso pode levar a diabetes.

 

1.Exercite-se regularmente para reduzir a glicose

O exercício regular pode ajudá-lo a perder peso e aumentar a sensibilidade à insulina.

 

Aumento da sensibilidade à insulina significa que suas células são mais capazes de usar o açúcar disponível em sua corrente sanguínea.

 

O exercício também ajuda os músculos a usar o açúcar no sangue para energia e contração muscular.

 

Se você tiver problemas com o controle de açúcar no sangue, você deve verificar rotineiramente os seus níveis. Isso ajudará você a aprender como responder a diferentes atividades e a evitar que os níveis de açúcar no sangue fiquem muito altos ou muito baixos.

 

Boas formas de exercício incluem levantamento de peso, caminhada rápida, corrida, ciclismo, dança, caminhada, natação e muito mais.

 

O exercício aumenta a sensibilidade à insulina e ajuda os músculos a captar açúcares do sangue. Isso pode levar a níveis reduzidos de açúcar no sangue.

mulher correndo

2.Controle sua ingestão de carboidratos para reduzir a glicose

Seu corpo quebra carboidratos em açúcares (principalmente glicose), e então a insulina move os açúcares para as células.

 

Quando você ingere carboidratos demais ou tem problemas com a função da insulina, esse processo falha e os níveis de glicose no sangue aumentam.

 

No entanto, existem várias coisas que você pode fazer sobre isso.

 

Recomenda-se controlar a ingestão de carboidratos contando-os ou usando um sistema de troca de alimentos.

 

Alguns estudos descobriram que esses métodos também podem ajudá-lo a planejar suas refeições adequadamente, o que pode melhorar ainda mais o controle do açúcar no sangue.

 

Muitos estudos também mostram que uma dieta baixa em carboidratos ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e prevenir picos de açúcar no sangue.

 

Além disso, uma dieta baixa em carboidratos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue a longo prazo.

 

Carboidratos são divididos em glicose, o que aumenta os níveis de açúcar no sangue. Reduzir a ingestão de carboidratos pode ajudar no controle do açúcar no sangue.

 

3.Aumente sua ingestão de fibras para reduzir a glicose

A fibra retarda a digestão de carboidratos e a absorção de açúcar. Por estas razões, promove um aumento mais gradual dos níveis de açúcar no sangue.

 

Além disso, o tipo de fibra que você come pode desempenhar um excelente papel.

 

Existem dois tipos de fibra: insolúvel e solúvel. Embora ambas sejam importantes, a fibra solúvel tem demonstrado a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue .

 

Além disso, uma dieta rica em fibras pode ajudar a controlar a diabetes tipo 1, melhorando o controle do açúcar no sangue e reduzindo os níveis baixos de açúcar no sangue.

 

Alimentos ricos em fibras incluem vegetais, frutas, legumes e cereais integrais.

 

A ingestão diária recomendada de fibras é de cerca de 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens. São cerca de 14 gramas para cada 1.000 calorias.

 

Comer muita fibra pode ajudar no controle do açúcar no sangue, e a fibra solúvel é a mais eficaz.

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4.Beba Água e Permaneça Hidratado

Beber água suficiente pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue dentro de limites saudáveis.

 

Além de prevenir a desidratação, ajuda os rins a eliminar o excesso de açúcar no sangue através da urina.

 

Um estudo observacional mostrou que aqueles que bebiam mais água tinham menor risco de desenvolver altos níveis de açúcar no sangue.

 

A água potável reidrata o sangue regularmente, reduz os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de diabetes.

 

Tenha em mente que a água e outras bebidas não calóricas são as melhores. Bebidas açucaradas aumentam a glicose no sangue, aumentam o ganho de peso e aumentam o risco de diabetes.

 

Manter-se hidratado pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e ajudar a prevenir a diabetes. A água é melhor.

 

5.Implementar Controle de Porção

O controle da porção ajuda a regular a ingestão de calorias e pode levar à perda de peso.

 

Consequentemente, o controle do seu peso promove níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue e demonstrou reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

 

Monitorar o tamanho das porções também ajuda a reduzir a ingestão de calorias e os subsequentes picos de açúcar no sangue.

 

Aqui estão algumas dicas úteis para controlar porções:

 

  • Meça e pese as porções.
  • Use pratos menores.
  • Evite restaurantes com comida à vontade.
  • Leia os rótulos dos alimentos e verifique os tamanhos das porções.
  • Mantenha um diário alimentar.
  • Coma devagar.

 

Quanto mais controle você tiver sobre o tamanho das porções, melhor controle terá sobre os níveis de açúcar no sangue.

 

6. Escolha alimentos com baixo índice glicêmico

O índice glicêmico foi desenvolvido para avaliar a resposta do açúcar no sangue do corpo a alimentos que contêm carboidratos.

 

Tanto a quantidade como o tipo de carboidratos determinam como um alimento afeta os níveis de açúcar no sangue.

 

A ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico mostrou reduzir os níveis de açúcar no sangue a longo prazo em diabéticos tipo 1 e tipo 2.

 

Embora o índice glicêmico dos alimentos seja importante, a quantidade de carboidratos consumidos também é importante.

 

Alimentos com baixo índice glicêmico incluem frutos do mar, carne, ovos, aveia, cevada, feijão, lentilha, legumes, batata doce, milho, inhame, a maioria das frutas e vegetais sem amido.

 

Veja também este artigo da Associação Brasileira de diabetes sobre alimentos integrais.

 

É importante escolher alimentos com baixo índice glicêmico e observar sua ingestão total de carboidratos.

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7.Controle dos níveis de estresse

O estresse pode afetar seus níveis de açúcar no sangue.

 

Hormônios como o glucagon e o cortisol são secretados durante o estresse. Esses hormônios fazem com que os níveis de açúcar no sangue subam.

 

Um estudo mostrou que exercícios, relaxamento e meditação reduziram significativamente o estresse e reduziram os níveis de açúcar no sangue.

 

Exercícios e métodos de relaxamento como yoga e redução do estresse baseado em concentração também podem corrigir problemas de secreção de insulina na diabetes crônica.

 

O controle dos níveis de estresse por meio de métodos de exercícios ou relaxamento, como a ioga, ajuda a controlar o açúcar no sangue.

 

8. Monitore seus níveis de açúcar no sangue

“O que é medido é gerenciado.”

 

Medir e monitorar os níveis de glicose no sangue também pode ajudá-lo a controlá-los.

 

Por exemplo, manter o controle ajuda a determinar se você precisa fazer ajustes em refeições ou medicamentos.

 

Também ajudará você a descobrir como seu corpo reage a certos alimentos.

 

Tente medir seus níveis todos os dias e acompanhar os números em um registro.

 

Verificar sua glicose e manter um registro todos os dias o ajudará a ajustar os alimentos e medicamentos para diminuir seus níveis de açúcar.

 

9. Tenha bastante sono de qualidade

Dormir o suficiente é ótimo e é necessário para uma boa saúde.

 

Maus hábitos de sono e falta de descanso também afetam os níveis de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina. Eles podem aumentar o apetite e promover ganho de peso.

 

A privação do sono diminui a liberação de hormônios de crescimento e aumenta os níveis de cortisol. Ambos desempenham um papel importante no controle do açúcar no sangue.

 

Além disso, um bom sono é sobre quantidade e qualidade. É melhor obter uma quantidade suficiente de sono de alta qualidade todas as noites.

 

Um bom sono ajuda a manter o controle do açúcar no sangue e a promover um peso saudável. O sono inadequado pode atrapalhar hormônios metabólicos importantes.

10. Coma alimentos ricos em cromo e magnésio

Níveis elevados de açúcar no sangue e diabetes também têm sido associados a deficiências de micronutrientes.

 

Exemplos incluem deficiências nos minerais cromo e magnésio.

 

O cromo está envolvido no metabolismo de carboidratos e gorduras. Também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e a falta de cromo pode predispor à intolerância aos carboidratos.

 

No entanto, os mecanismos por trás disso não são completamente conhecidos. Estudos também relatam resultados mistos.

 

Dois estudos de pacientes com diabetes mostraram que o cromo tinha benefícios para o controle de açúcar no sangue a longo prazo. No entanto, outro estudo não mostrou benefícios.

 

Alimentos ricos em cromo incluem gemas de ovos, produtos de grãos integrais, cereais com alto teor de farelo, café, nozes, feijão verde, brócolis e carne.

 

O magnésio também demonstrou beneficiar os níveis de açúcar no sangue, e a deficiência de magnésio tem sido associada a um risco maior de desenvolver diabetes.

 

Em um estudo, pessoas com a maior ingestão de magnésio tiveram um risco 47% menor de se tornarem diabéticas.

 

No entanto, se você já ingerir muitos alimentos ricos em magnésio, provavelmente não se beneficiará de suplementos.

 

Alimentos ricos em magnésio incluem folhas verdes escuras, cereais integrais, peixe, chocolate escuro, banana, abacate e feijão.

 

Comer alimentos ricos em cromo e magnésio regularmente pode ajudar a evitar deficiências e reduzir os problemas de açúcar no sangue.

 

11.Experimente o vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem muitos benefícios para a sua saúde.

 

Promove níveis mais baixos de açúcar no sangue em jejum, possivelmente diminuindo sua produção pelo fígado ou aumentando seu uso pelas células.

 

Além disso, estudos mostram que o vinagre influencia significativamente a resposta do corpo aos açúcares e melhora a sensibilidade à insulina.

 

Para incorporar vinagre de maçã em sua dieta, você pode adicioná-lo a molhos de salada ou misturar 2 colheres de chá em 1 copo de água.

 

No entanto, é importante consultar o seu médico antes de tomar o vinagre de maçã se já estiver tomando medicamentos que baixam o açúcar no sangue.

 

Adicionar vinagre de maçã à sua dieta pode ajudar seu corpo de várias maneiras, inclusive reduzindo os níveis de açúcar no sangue.

canela é uma alternativa para reduzir a diabetes

12. Extrato De Canela para diminuir a glicose

A canela é conhecida por ter muitos benefícios para a saúde.

 

Por um lado, foi mostrado para melhorar a sensibilidade à insulina, diminuindo a resistência à insulina no nível celular.

 

Estudos mostram que a canela também pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em até 29% .

 

Isso retarda a quebra de carboidratos no trato digestivo, que modera o aumento do açúcar no sangue após uma refeição.

 

A canela também age de maneira semelhante à insulina, embora a um ritmo muito mais lento.

 

Uma dose eficaz é de 1 a 6 gramas de canela por dia, ou cerca de 0,5 a 2 colheres de chá.

 

No entanto, definitivamente não tome mais do que isso, pois canela em excesso pode ser prejudicial.

 

A canela mostrou reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum e melhorar a sensibilidade à insulina.

 

13. Tente berberina para reduzir a glicose

Berberina é o componente ativo de uma erva chinesa que tem sido usada para tratar diabetes há milhares de anos.

 

Berberina demonstrou ajudar a baixar o açúcar no sangue e melhorar a quebra de carboidratos para energia.

 

Além disso, a berberina pode ser tão eficaz quanto algumas drogas para baixar o nível de açúcar no sangue. Isso faz com que seja um dos suplementos mais eficazes para aqueles com diabetes ou pré-diabetes.

 

No entanto, muitos dos mecanismos por trás de seus efeitos ainda são desconhecidos.

 

Além disso, pode ter alguns efeitos colaterais. Diarreia, constipação, flatulência e dor abdominal foram relatadas.

 

Um protocolo de dosagem comum para a berberina é de 1.500 mg por dia, tomado antes das refeições em 3 doses de 500 mg.

Berberina funciona bem para reduzir os níveis de açúcar no sangue e pode ajudar a controlar a diabetes. No entanto, pode ter alguns efeitos colaterais digestivos.

 

14.Coma sementes de feno-grego

As sementes de feno-grego, também conhecido como fenacho ou alforvas, são uma ótima fonte de fibras solúveis, o que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

 

Muitos estudos mostraram que o feno-grego pode efetivamente reduzir o açúcar no sangue em diabéticos. Também ajuda a reduzir a glicose em jejum e melhorar a tolerância à glicose.

 

Embora não seja tão popular, o feno-grego pode ser facilmente adicionado a produtos assados ​​para ajudar a tratar a diabetes. Você também pode fazer farinha de feno-grego ou transformá-lo em chá.

 

As sementes de feno-grego também são consideradas uma das ervas mais seguras para a diabetes.

 

A dose recomendada de sementes de feno-grego é de 2-5 gramas por dia.

 

Considere dar uma chance às sementes de feno-grego. Eles são fáceis de adicionar à sua dieta e podem ajudar a regular os níveis de glicose no sangue.

15.Perca algum peso para diminuir a glicose

É um pleonasmo que manter um peso saudável irá melhorar sua saúde e prevenir futuros problemas de saúde.

 

Controle de peso também promove níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue e demonstrou reduzir o risco de desenvolver diabetes.

 

Mesmo uma redução de 7% no peso corporal pode diminuir o risco de desenvolver diabetes em até 58%, e parece funcionar ainda melhor do que a medicação.

 

Além disso, esses riscos diminuídos podem ser sustentados ao longo dos anos.

 

Você também deve estar consciente da sua cintura, pois talvez esta seja o fator mais importante relacionado ao peso para estimar seu risco de diabetes.

 

Uma medição de 90 cm ou mais para mulheres e 101 cm ou mais para homens está associada a um aumento do risco de desenvolver resistência à insulina, altos níveis de açúcar no sangue e diabetes tipo 2.

 

Ter uma medida saudável na cintura pode ser ainda mais importante do que seu peso total.

 

Manter um peso e uma cintura saudáveis ​​ajudará a manter os níveis normais de açúcar no sangue e diminuir o risco de desenvolver diabetes.

 

Observação importante

Certifique-se de verificar com seu médico antes de fazer mudanças de estilo de vida ou tentar novos suplementos.

 

Isto é particularmente importante se você tiver problemas com o controle de açúcar no sangue ou se estiver tomando medicamentos para diminuir seus níveis de açúcar.

 

Dito isto, se você é diabético ou tem problemas com o controle de açúcar no sangue, então você deve começar a fazer algo sobre isso o mais rapidamente possível.

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