SOBRE ESTE SITE

Nosso site, conteúdo e produtos são apenas para fins informativos. O Controle da Diabetes Brasil não fornece aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento, mas sim informações úteis sobre doenças, exames e tratamentos de acordo com as melhores pesquisas e informações científicas disponíveis.

Atenção: este site é um espaço informativo, de divulgação e sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser usado como substituto ao diagnóstico ou tratamento sem que antes um profissional de saúde seja consultado.

A diabetes tem grande importância sobre o sistema de saúde em nossa sociedade, ou mais, em pessoas com diabetes e suas famílias.

Para trazer as melhores informações atualizadas sobre a diabetes, escolhemos alguns dos mais conceituados periódicos sobre diabetes para ajudar no desenvolvimento de artigos contendo as últimas pesquisas e notícias sobre diabetes.

MÉTRICAS DE SELEÇÃO DE INFORMAÇÕES E MENÇÃO DE ARTIGOS E PESQUISAS

Para selecionar estas informações, usamos as seguintes medições de avaliação:

• Fator de Impacto: é baseado em dados da Web of Science e inclui apenas documentos como artigos e resenhas. Mede o número médio de vezes que um artigo é citado por outros artigos em periódicos e em documentos. Um fator de impacto de 3 ou mais é considerado bom, 1 é a média. Esta lista usa o fator de impacto dos últimos 2 anos.

• CiteScore: é baseado em dados para todos os documentos armazenados em bases de dados, incluindo artigos, cartas e editoriais. Como fator de impacto, ele mede a média de reconhecimentos por documento em um período de 4 anos.

• SCImago Journal Rank (SJR) as citações que são recebidas de um periódico, mas consideram a importância do periódico de onde são consideradas. Esta pode ser útil para classificar periódicos dentro do mesmo campo e categoria.

• Impacto normalizado da fonte por artigo (SNIP): mede as citações ponderadas por campo de assunto. Um SNIP acima de 1,0 significa que um periódico tem mais citações do que a média.

Educar como pessoas para controlar a diabetes e minimizar outras comorbidades significa criar uma mensagem correta para os leitores. A Controle da Diabetes Brasil ajuda as pessoas e organizações que fornecem informações centradas no paciente para inspirar umas mudança de comportamento.

10 principais jornais sobre diabetes consultados por nossos pesquisadores e articulistas:

  1. https://www.nature.com/
  2. https://www.thelancet.com/
  3. https://care.diabetesjournals.org/
  4. https://academic.oup.com/
  5. https://diabetologia-journal.org/
  6. https://cardiab.biomedcentral.com/
  7. https://diabetes.diabetesjournals.org/
  8. https://dom-pubs.onlinelibrary.wiley.com/journal/14631326
  9. https://home.liebertpub.com/publications/diabetes-technology-and-therapeutics/
  10. https://onlinelibrary.wiley.com/journal/13995448

Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas por email para [email protected]

Educação

Os artigos e matérias presentes neste site são revisadas por nosso educador certificado Henrique é pesquisador em doenças metabólicas, especialmente diabetes, sendo Especialista Certificado em Cuidados e Educação da Diabetes, pela Association of Diabetes Care & Education Specialists (Estados Unidos).

Um especialista certificado em cuidados e educação em diabetes fornece cuidados e educação colaborativos e centrados em diabéticos e pessoas com doenças cardiometabólicas. Os especialistas têm conhecimentos e habilidades nas ciências biológicas e sociais, comunicação, aconselhamento e educação e têm experiência no cuidado de pessoas com diabetes e condições relacionadas.

Adicionalmente, Henrique possuir especialização em Ciência de Dados Biomédicos, pela Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos). Este ramo da ciência envolve a análise de conjuntos de dados para entender como os sistemas vivos funcionam, busca desenvolver novas tecnologias para entender os mecanismos de doenças e fornece melhores cuidados de saúde a custos mais baixos.

Outras especializações de nível superior de Henrique são Diabetes, uma Epidemia Global pela University of Copenhagen (Dinamarca), Medicina Genômica – Doenças Hereditárias pela Universidade de Exeter (Inglaterra), com foco em diabetes hereditária, e especialização em Nutrição e Saúde, pela Wageningen University & Research  (Holanda).

 Henrique Oliveira tem ainda dezenas de cursos focados no tratamento da diabetes, com foco em áreas como diabetes hereditária, diabetes gestacional e nutrição humana, e fornece consultoria, mentoria e treinamento em doenças metabólicas para profissionais de saúde e pessoas acometidas por essas moléstias.

Porém segundo ele, “mais importante do que todos esses cursos que obviamente fornecem uma bagagem de conhecimento importante, é o fato de eu também ser diabético, de um tipo hereditário, e de lidar no dia a dia com todos os cuidados, os desafios e o acompanhamento que a condição exige”.

Henrique é instrutor e educador líder do grupo Controle da Diabetes – Brasil, uma iniciativa especializada em fornecer informações, conteúdo e orientações sobre o controle, a evolução, as complicações e os tratamentos disponíveis para a diabetes. Ele pode ser contactado através do email [email protected]