TEM ANGÚSTIA E ESTRESSE COM A DIABETES? VEJA ESSAS RECOMENDAÇÕES

estresse com a diabetes

Estresse e diabetes | Sintomas | Depressão | Frequência | Tratamento | Esgotamento | Recomendações | Fontes

A angústia da diabetes é o que algumas pessoas sentem quando ficam sobrecarregadas pela implacabilidade do diabetes. Mas a maneira como se reage às coisas e às emoções que se sente pode variar de pessoa para pessoa.

 

Você pode se sentir frustrado, culpado, triste ou preocupado. Às vezes você pode sentir todas essas emoções juntas. Sentir-se assim sobre a sua diabetes é compreensível e é uma reação natural para qualquer pessoa que tenha sido diagnosticada com uma condição de saúde de longo prazo. Conhecer alguns dos sinais pode ajudá-lo a administrar esses sentimentos.

 

Muitas pessoas se sentem assim às vezes, mas é importante que se receba ajuda. Se você não recebe suporte para ajudá-lo, é mais provável que você chegue ao esgotamento e isso pode ser realmente sério.

 

“Eu acho que a coisa mais difícil é que, assim que você começa a checar seus açúcares e não os vê cair, isso se transforma em golpe após golpe todos os dias. Não é algo com que você lida a cada três meses quando recebe o resultado do seu exame de sangue, é algo com o qual você está lidando diariamente, então levei muito tempo para me acostumar a fazer leituras de glicose e aceitá-las. ”

– Mariana, que se sentiu angustiada com diabetes

 

Estresse com a diabetes:  sinais ou sintomas de desconforto com a diabetes

Não há maneira certa ou errada de se sentir, mas há alguns sinais de que as coisas estão ficando sérias demais. Pode ajudar estar ciente disso – você pode pensar em falar com sua família ou amigos quando você:

 

  • sentir-se irritado com a diabetes e frustrado com as demandas que ela provoca
  • se preocupa em não tomar cuidado suficiente com sua diabetes, mas não se sente motivado a mudar
  • evita ir às consultas ou checar seus níveis de açúcar no sangue
  • faz escolhas alimentares pouco saudáveis ​​regularmente
  • sente-se sozinho e isolado.

 

O estresse com diabetes atua da mesma forma que a depressão?

O sofrimento da diabetes não é o mesmo que depressão. A angústia da diabetes é quando uma pessoa se sente frustrada, derrotada ou sobrecarregada pela diabetes. Esses sentimentos podem ir e vir. E isso não significa que você tenha esses sentimentos sobre outras partes da sua vida.

 

Mas a angústia da diabetes pode se transformar em depressão se você tiver esses sentimentos por um tempo e eles não estiverem desaparecendo.

 

Estresse com a diabetes: quão comum é o sofrimento do diabetes?

A aflição com a diabetes é realmente muito comum. É uma reação completamente natural ao cuidar de diabetes durante todo o dia, todos os dias.

 

Não importa o tipo de diabetes que você tem – qualquer um pode sentir problemas com a diabetes e muitas pessoas sentem isso mais de uma vez. É ligeiramente mais comum para pessoas que tomam insulina.

 

Uma em cada cinco pessoas com diabetes tipo 2 tem altos níveis de estresse com a  diabetes e uma em cada quatro pessoas com diabetes tipo 1 também tem.

 

O motivo mais comum para sentir o desconforto da diabetes é se preocupar em ter complicações no futuro ou sentir-se ansioso se o controle da diabetes falhar.

 

Estresse com a diabetes: o que pode ajudar com a angústia da diabetes?

Se você está se sentindo assim, é importante lembrar que isso acontece com muitas pessoas e que você não deve se culpar. Diabetes é difícil de gerenciar e ninguém tem um relacionamento perfeito com ela.

 

Lembre-se de que seus níveis de açúcar no sangue são apenas um número. Eles não são um reflexo de quem você é ou de quanto esforço você dedicou ao controle da diabetes naquele dia ou semana.

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 passos para controlar a diabetes

Seja gentil consigo mesmo

Tente deixar de lado expectativas muito altas em coisas como resultados de exames de sangue e estabeleça metas menores e mais realistas.

 

Também pode ajudar parar de usar frases como “bom” ou “ruim” a respeito do açúcar no sangue – pois isso pode parecer que você fez algo de errado. Fale sobre açúcar no sangue alto ou baixo.

 

Ter tempo para si, como fazer uma massagem ou reservar uma noite para um longo banho pode ajudá-lo a relaxar.

 

Dar um tempo

Às vezes você pode precisar fazer uma pausa adequada por mais de algumas horas ou um dia. Embora você não possa ignorar completamente sua diabetes, fazer uma pausa significa gastar um pouco menos de tempo e energia com ela. Isso pode significar relaxar um pouco seus alvos ou reduzir quantas vezes você checa seu sangue a cada dia.

 

Mas você precisa conversar com sua equipe de saúde sobre isso primeiro. Eles poderão ajudar você a fazer algumas pequenas alterações em sua rotina com segurança. Também é importante que eles saibam que você está se sentindo angustiado para continuar ajudando se isso não funcionar.

 

Fale sobre como você se sente

Converse com seus amigos e familiares sobre como você se sente e como eles podem apoiá-lo – você pode sentir que um peso foi tirado de seus ombros.

 

Ou fale com outras pessoas com diabetes – pode ajudar a saber que você não está sozinho. Nosso grupo on-line é um ótimo lugar para falar sobre diabetes com muitas pessoas que estão prontas para conversar ou apenas ouvir.

 

Obtenha apoio de um profissional de saúde

Sua equipe de saúde está lá para apoiá-lo com o lado físico e emocional da diabetes. Então fale com a sua equipe de saúde se estiver sentindo algum tipo de estresse pela diabetes. Juntos, você poderá fazer planos que podem reduzir sua angústia, como fazer pequenas alterações em sua rotina de diabetes ou até mesmo fazer um curso.

 

Você também pode querer falar com um especialista em psicologia para ajudá-lo a lidar ou se adaptar à vida com diabetes. Você pode pedir a sua equipe de saúde para encaminhá-lo.

 

O que é o esgotamento por diabetes?

Sentir-se esgotado por causa da diabetes pode ser diferente para cada indivíduo, mas pode significar que você pare de cuidar-se e da sua diabetes. Para algumas pessoas, isso significa pular doses de insulina ou não tomar seus comprimidos. Alguns descrevem como bater em uma parede ou desistir.

 

Ter o estresse da diabetes por um longo período pode levar ao desgaste, e é por isso que é tão importante reconhecer os sinais e buscar o tipo certo de suporte quando mais precisar deles. Sua equipe de saúde está aqui para você e nós também – falar sobre como você se sente é o primeiro passo.

 

Recomendações

Para controle da diabetes através de uma alimentação saudável, livros gratuitos e outras publicações indicadas para diabéticos visite Produtos Recomendados neste site. Para saber mais, clique aqui.

 

Fontes consultadas:

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 passos para controlar a diabetes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *