DIABETES E NOVOS TRATAMENTOS: PESQUISAS E SEUS RESULTADOS

diabetes e novos tratamentos

Diabetes e novos tratamentos: progressos na prevenção do tipo 1

Os cientistas estão construindo uma imagem mais detalhada do ataque imunológico que causa diabetes tipo 1. Agora, eles estão usando esse conhecimento para desenvolver tratamentos direcionados, para atrasar o início da doença ou impedi-la por completo.

 

TrialNet – uma rede internacional de cientistas dedicada à prevenção do tipo 1 – é uma força motriz neste campo. Os cientistas do TrialNet revelaram os diferentes estágios que nosso sistema imunológico atravessa antes do diagnóstico de diabetes tipo 1. Eles estão realizando testes clínicos em diferentes pontos desse caminho para o Tipo 1 para descobrir qual é a melhor hora para intervir para atrasar ou impedir a condição.

 

Os pesquisadores do TrialNet verificaram que há uma fase chave, logo antes dos sintomas da diabetes tipo 1 aparecerem, quando há uma rápida progressão na atividade imunológica e  destruição das células produtoras de insulina. Se as pessoas pudessem ser tratadas neste momento, isso poderia mudar o jogo.

 

Mas os cientistas também estão mudando seus estudos e testando se é possível atuar ainda mais cedo para prevenir a diabetes tipo 1. Um teste particularmente emocionante, chamado POInT está estudando se dar insulina oral a bebês, que têm um alto risco genético do Tipo 1, pode impedir o desenvolvimento da doença mais tarde na vida.

 

POInT está seguindo o caminho  das descobertas recentes sobre alergias a amendoim. A ideia é que administrar pequenas quantidades de insulina nos primeiros três anos de vida de uma criança poderia ensinar ao sistema imunológico a não reagir contra a insulina encontrada nas células beta.

 

O teste global começou recentemente no Reino Unido e será executado durante 7 anos. Portanto, ainda há algum tempo antes de obtermos qualquer resultado, mas se for bem-sucedido, isso pode ser um passo vital para a prevenção do Tipo 1.

 

As formas de segmentação do sistema imunológico não estão sendo exploradas apenas para prevenção. Quando você é diagnosticado com o tipo 1, seu sistema imunológico ainda não terminou o ataque e ainda é possível que até 20% das células beta tenham sobrevivido. Quanto mais dessas células forem protegidas, mais insulina você estará produzindo e melhor será o controle de açúcar no sangue.

 

Dr. Parth Narendran está combinando evidências de muitos estudos anteriores que investigaram maneiras de proteger as células beta, para criar uma imagem mais clara de quais abordagens poderiam ajudar.

 

Imunoterapias – drogas que visam o sistema imunológico – são uma perspectiva interessante nessa área e onde a maior parte da pesquisa se encontra. Mas elas não são as únicas possibilidades. O Dr. Narendren está revisando estudos que exploraram se o controle rigoroso dos níveis de açúcar no sangue poderia dar às suas células beta um “descanso” e ajudar a preservá-las.

 

O exercício é outra área que ele está pesquisando. Sabemos que o exercício tem um impacto no sistema imunológico e algumas evidências apontam que ajudam as pessoas recém-diagnosticadas com o Tipo 1 a manterem suas células beta sobreviventes por mais tempo.

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 passos para controlar a diabetes

Diabetes e novos tratamentos: Pâncreas artificial “Faça você mesmo”

Pâncreas “faça você mesmo” é uma maneira de “contornar” seu Monitor de Glicose Contínuo e sua bomba de insulina para que eles conversem entre si. Você ainda tem que dizer a sua bomba quando e o que você está comendo, mas o sistema fará o resto para você manter seu açúcar no sangue ao alcance.

 

Existem cerca de 300 usuários no Reino Unido e mais de 10 milhões de horas uso deste sistema em todo o mundo. A crescente comunidade do “faça você mesmo” está compartilhando o conhecimento técnico e apoiando-se mutuamente para inovar maneiras melhores de gerenciar a diabetes tipo 1. E eles estão obtendo ótimos resultados: mais tempo no alvo, menos hipoglicemias e melhor qualidade de vida.

 

Diabetes e novos tratamentos:  remissão da diabetes tipo 2

Perder peso através de uma dieta de baixas calorias, poderia ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 a perder gordura em torno de seu fígado e pâncreas e colocar seu diabetes em remissão.

 

DiRECT é um programa de controle de peso no Reino Unido que envolve substitutos de refeições de baixa caloria por 12 a 20 semanas, reintrodução de alimentos e suporte de longo prazo para manter a perda de peso.

 

Os resultados promissores do primeiro ano mostraram que pouco menos da metade (46%) das pessoas que participaram do programa estavam em remissão da diabetes tipo 2. Isso significa que a glicose no sangue esteve dentro de intervalos saudáveis sem medicamentos para diabetes.

 

Dois anos depois de participar do programa, 36% das pessoas estavam em remissão da diabetes tipo 2. E daqueles que estavam em remissão após um ano, 70% ficaram em remissão pelo segundo ano.

 

Não só a remissão da diabetes tipo 2 é possível para algumas pessoas, mas também pode ser mantida por dois anos, segundo o estudo.

 

Como os resultados do primeiro ano demonstram, a remissão está intimamente ligada à perda de peso e, mais importante, manter essa perda de peso. A equipe de pesquisa DiRECT também foi capaz de compartilhar algumas novas ideias sobre os benefícios de participar do programa de controle de peso, incluindo uma melhor qualidade de vida relatada e a necessidade de menos medicamentos para diabetes.

 

A remissão pode ser uma mudança de vida. Para algumas pessoas com diabetes tipo 2, perder peso pode significar uma janela de tempo livre de diabetes.

 

A pesquisa busca agora maneiras de tornar a remissão uma realidade para um maior número possível de pessoas, encontrando algo que funcione para pessoas com diabetes tipo 2 que já tenham um peso saudável ou que tenham diferentes etnias.

 

Recomendações

Para controle da diabetes através de uma alimentação saudável, livros gratuitos e outras publicações indicadas para diabéticos visite Produtos Recomendados neste site. Para saber mais, clique aqui.

 

Fontes:

banner para 3 passos para controlar a diabetes
3 Passos para Controlar a Diabetes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *